Estratégias de articulação na perspectiva da difusão dos saberes de engenharia no ensino médio

Autores

  • António André Chivanga Barros Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Clara Maria Furtado Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Griseldes Fredel Boos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Simone Leal Schwertl Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Paulo Roberto Brandt Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p56-66

Palavras-chave:

Integração engenharia - ensino médio, Conexão de saberes, Formação docente

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p56-66

A conexão entre a universidade e escolas de ensino médio para desenvolver e cultivar a curiosidade pelas ciências, pelas engenharias e pela difusão do pensamento criativo entre os jovens foi a base para o desenvolvimento deste trabalho. Estimulado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através da FINEP – Financiadora de Estudos, um grupo de professores de quatro cursos de Engenharia da Universidade Regional de Blumenau – FURB, articulou  com escolas de Ensino Médio e elaboraram a proposta do projeto ENERBIO – Energia da Transformação. A execução deste projeto foi sustentada por ações  estratégicas do grupo e que possibilitaram diálogo entre o ensino tecnológico e médio na perspectiva da integração destes níveis de ensino mediante articulação intra e inter instituições do corpo docente e discente, visando à difusão da engenharia como área de conhecimento e de formação profissional capaz de atender as demandas da sociedade.

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Publicado

2012-12-15

Como Citar

Barros, A. A. C., Furtado, C. M., Boos, G. F., Schwertl, S. L., & Brandt, P. R. (2012). Estratégias de articulação na perspectiva da difusão dos saberes de engenharia no ensino médio. Revista Dynamis, 18(2), 56–66. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p56-66