Leitura e interpretação de gráficos no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p17-29Resumo
Tendo em vista a necessidade da apropriação da linguagem estatística para a formação dos alunos, buscou-se desenvolver uma pesquisa com estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, com a intenção de se verificar o desempenho dos mesmos diante de questões que envolvem leitura, interpretação e identificação dos tipos mais comuns de gráficos, a fim de se levantar discussões pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos. A pesquisa foi aplicada pela pesquisadora a um total de 46 alunos do terceiro ciclo do Ensino Fundamental da rede pública estadual do município de Ponta Grossa – Paraná. Concluiu-se que apesar de parecer uma atividade de fácil entendimento, a leitura e a interpretação de gráficos constitui-se em uma atividade que apresenta certas dificuldades aos estudantes. Com isso, acredita-se que seja necessário promover mais atividades que envolvem leitura e interpretação de dados em sala de aula, com vistas à formação estatística dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.