Leitura e interpretação de gráficos no Ensino Fundamental

Autores

  • Guataçara dos Santos Junior UTFPR- Campus Ponta Grossa
  • Danieli Walichinski

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p17-29

Resumo

Tendo em vista a necessidade da apropriação da linguagem estatística para a formação dos alunos, buscou-se desenvolver uma pesquisa com estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, com a intenção de se verificar o desempenho dos mesmos diante de questões que envolvem leitura, interpretação e identificação dos tipos mais comuns de gráficos, a fim de se levantar discussões pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos. A pesquisa foi aplicada pela pesquisadora a um total de 46 alunos do terceiro ciclo do Ensino Fundamental da rede pública estadual do município de Ponta Grossa – Paraná. Concluiu-se que apesar de parecer uma atividade de fácil entendimento, a leitura e a interpretação de gráficos constitui-se em uma atividade que apresenta certas dificuldades aos estudantes. Com isso, acredita-se que seja necessário promover mais atividades que envolvem leitura e interpretação de dados em sala de aula, com vistas à formação estatística dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guataçara dos Santos Junior, UTFPR- Campus Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Danieli Walichinski

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), especialização em Educação Especial pela FACINTER (2006) e mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia  pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Faz parte do Quadro Próprio do Magistério público estadual do Paraná, lecionando nas séries finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

dos Santos Junior, G., & Walichinski, D. (2013). Leitura e interpretação de gráficos no Ensino Fundamental. Revista Dynamis, 19(1), 17–29. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p17-29

Edição

Seção

Artigos