UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA LINGUAGEM DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA/CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12045Resumo
A presente pesquisa objetiva compreender como a linguagem da Ciência tem sido contemplada nas práticas da formação inicial de professores de Química/Ciências, a partir de uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O corpus de análise consistiu em cinco dissertações e quatro teses que foram analisadas com um olhar fenomenológico pela via da Análise Textual Discursiva (ATD). O metatexto intitulado “A linguagem da Ciência por meio dos instrumentos culturais como modo de potencializar o ensino, superar limitações e desenvolver o sujeito” faz referência a importância de inserir o diálogo acerca da linguagem na formação inicial de professores tendo em vista o papel intermediador do professor e da sua intencionalidade no uso de instrumentos de ensino que visam trabalhar as especificidades da linguagem da Ciência, bem como, a linguagem como constitutiva do sujeito, que busca potencializar o desenvolvimento do conhecimento e a formação do pensamento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.