UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA LINGUAGEM DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA/CIÊNCIAS

Autores

  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sinara München
  • Judite Scherer Wenzel

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12045

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender como a linguagem da Ciência tem sido contemplada nas práticas da formação inicial de professores de Química/Ciências, a partir de uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O corpus de análise consistiu em cinco dissertações e quatro teses que foram analisadas com um olhar fenomenológico pela via da Análise Textual Discursiva (ATD). O metatexto intitulado “A linguagem da Ciência por meio dos instrumentos culturais como modo de potencializar o ensino, superar limitações e desenvolver o sujeito” faz referência a importância de inserir o diálogo acerca da linguagem na formação inicial de professores tendo em vista o papel intermediador do professor e da sua intencionalidade no uso de instrumentos de ensino que visam trabalhar as especificidades da linguagem da Ciência, bem como, a linguagem como constitutiva do sujeito, que busca potencializar o desenvolvimento do conhecimento e a formação do pensamento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniéli Vitória Goetz Pauli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Química e Mestranda em Ensino de Ciências
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo
danielivgp03@gmail.com
https://orcid.org/0009-0003-3278-1075

Sinara München

Doutora em Educação em Ciências
Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim
sinara.munchen@uffs.edu.br
https://orcid.org/0000-0001-6163-9308

Judite Scherer Wenzel

Doutora em Educação em Ciências
Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo
juditescherer@uffs.edu.br
https://orcid.org/0000-0002-6601-2990

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

Goetz Pauli, D. V., München, S., & Scherer Wenzel, J. (2024). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA LINGUAGEM DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA/CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e12045. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12045