DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DOCENTE: PERFIL DAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11691

Resumo

A Divulgação Científica (DC) vem assumindo o papel de fomentar diálogos entre a prática científica e a sociedade sendo, portanto, relacionada à prática docente. Este trabalho caracteriza o perfil de pesquisas sobre a relação entre DC e formação de professores de ciências e matemática. Analisando 79 estudos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre 2011 e 2023, a maioria aborda as percepções docentes sobre DC e formação em espaços de educação não formal (ENF). A DC e a ENF são consideradas principalmente como instrumentos de formação ou prática pedagógica, com poucos estudos reconhecendo seu potencial como campo profissional para professores fora do contexto escolar. Isso destaca a necessidade de pesquisas mais abrangentes e diretrizes curriculares que reconheçam a importância da DC na formação e atuação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Guimarães de Carvalho Costa, Instituto Sua Ciência

Licenciado em Química e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), tendo experiência com pesquisas nas áreas de Ensino de Química, Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência. Atua como bolsista no âmbito do projeto "Uai, me conta", desenvolvido pela Universidade Federal de Itajubá em parceria com o Instituto Sua Ciência, desenvolvendo atividades como: Produção de material textual de comunicação pública da ciência, relatórios, artigos e notas técnicas, assim como legendas para vídeos e conteúdos gráficos para redes sociais.

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Mestre em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2006). Licenciada em Química pela Universidade Guarulhos e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou em Curso de Especialização em Ensino de Ciências oferecido à distância pela Universidade de São Paulo. Foi docente da Universidade Nove de Julho e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência em trabalhos de pesquisa e extensão na área de educação em ciências, atuando em estudos relacionados divulgação científica, comunicação científica e sociologia da ciência.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Costa, W. G. de C., & Raquel Silva de Oliveira, J. (2024). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DOCENTE: PERFIL DAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11691. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11691