A COMUNICAÇÃO DIGITAL NA SALA DE AULA

Autores

  • Vera R. Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Patrícia Weber Dandolini Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11427

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática acerca do uso de recursos digitais no processo de comunicação e interação entre os atores do processo educativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Nos resultados, foi possível identificar que a utilização dos recursos digitais no processo de comunicação e interação entre professor e aluno contribuem para o desenvolvimento de competências condizentes a realidade atual, tanto para alunos do Ensino Médio, como Fundamental e Superior. Entre as principais características destaca-se a comunicação, a interatividade, o compartilhamento de informações, a facilidade no processo de ensino e aprendizagem, a aproximação de pessoas, a acessibilidade e a colaboração. Verificou-se também as dificuldades vividas no processo de aproximação da escola com a comunicação digital, todavia, essas podem ser consideradas desafios oportunos para estabelecer novas formas de comunicação entre professor aluno e entre alunos, especialmente em situações que extrapolam o espaço da sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera R. Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Educadora da Universidade do Sul de Santa Catarina onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui pós doutorado em Tecnologia da Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisadora em temas como tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação em Ciências, obstáculos epistemológicos e didáticos do uso das TDIC na Educação, pensamento computacional, ambientes de ensino/aprendizagem digitais no processo educativo, robótica na Educação e sistemas computacionais.

Patrícia Weber Dandolini, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - Unisul. Bacharel em Matemática.

Downloads

Publicado

2024-04-01