ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR E ANÁLISE SOBRE UM RECORTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE

Autores

  • Larissa Esser
  • Luiz Clement Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11360

Resumo

No Ensino de Ciências, a Abordagem Temática possibilita significativas contribuições para a superação da fragmentação inerente aos processos de ensino e aprendizagem tradicionais – conteudistas e descontextualizados. A Abordagem Temática assume como pressuposto uma mudança e lógica relativa ao papel dos conteúdos conceituais nas ações educativas, isto é, a conceituação científica é subordinada ao tema. O presente artigo apresenta resultados de uma análise sobre um recorte da produção científica divulgada em periódicos, mediante a realização de uma revisão sistemática com o propósito de caracterizar a forma com que a Abordagem Temática vem sendo discutida e incorporada no cenário atual da pesquisa em Ensino de Ciências. A revisão contemplou um total de 74 artigos que foram analisados e categorizados. Da análise é possível constatar que a Abordagem Temática vem tomando espaço nas publicações e discussões da área de Educação em Ciências, com um significativo número de trabalhos de sala de aula pautados nesta perspectiva. Este aspecto e os resultados atingidos nestas investigações, fortalece a defesa prol Abordagem Temática, evidenciando sua representatividade e importância no Ensino de Ciências. Entender como a Abordagem Temática é utilizada no contexto escolar ajuda a delimitar potencialidades e dificuldades didático-pedagógicas em vivências no contexto escolar.

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Publicado

2024-04-01