Uma UMA META-ANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE RADIOATIVIDADE NO BRASIL

Autores

  • Maxwel Silva Dias Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lucas Santos Fernandes Universidade Federal do Vale do São Francisco - Colegiado de Ciências da Natureza-SRN
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p192-209

Resumo

A radioatividade é um objeto de conhecimento presente na BNCC e refere-se a um fenômeno com aplicações importantes para a sociedade, tais como: energia nuclear, radiofármacos, radioterapia etc. Tendo em vista a relevância dessa temática, o presente estudo teve como objetivo avaliar por meio de uma meta-análise qualitativa as publicações nacionais sobre ensino de radioatividade. Foram selecionados para análise estudos publicados nos últimos cinco anos em periódicos da área de Ensino de Química e nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química. Ao total, 23 estudos foram analisados entre artigos (4), resumos simples (5) e trabalhos completos (14). Os resultados apontam que os estudos analisados: (i)- são pesquisas aplicadas; (ii)- pertencem a linha de pesquisa ‘Ensino e Aprendizagem’; (iii)- são estudos interventivos; (iv)- utilizam diversos recursos didáticos, principalmente discussões e vídeos. Espera-se que esta revisão sistemática da literatura oriente o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o ensino de radioatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwel Silva Dias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Química pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), campus Floresta. Discente do Metsrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da rede pública de ensino de Pernambuco.

Lucas Santos Fernandes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Colegiado de Ciências da Natureza-SRN

Licenciado em Química e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Uuniversidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara - PI. Professor Colaborador no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Angela Fernandes Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenadora do núcleo de pesquisa Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (NUPEABRP) certificado pelo CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). Membro do PPGEC, Nível - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do Mestrado profissional de Química em Rede Nacional.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Dias, M. S., Fernandes, L. S., & Campos, A. F. (2023). Uma UMA META-ANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE RADIOATIVIDADE NO BRASIL. Revista Dynamis, 29(2), 192–209. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p192-209

Edição

Seção

Artigos