Uma UMA META-ANÃLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE RADIOATIVIDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p192-209Resumo
A radioatividade é um objeto de conhecimento presente na BNCC e refere-se a um fenômeno com aplicações importantes para a sociedade, tais como: energia nuclear, radiofármacos, radioterapia etc. Tendo em vista a relevância dessa temática, o presente estudo teve como objetivo avaliar por meio de uma meta-análise qualitativa as publicações nacionais sobre ensino de radioatividade. Foram selecionados para análise estudos publicados nos últimos cinco anos em periódicos da área de Ensino de Química e nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química. Ao total, 23 estudos foram analisados entre artigos (4), resumos simples (5) e trabalhos completos (14). Os resultados apontam que os estudos analisados: (i)- são pesquisas aplicadas; (ii)- pertencem a linha de pesquisa ‘Ensino e Aprendizagem’; (iii)- são estudos interventivos; (iv)- utilizam diversos recursos didáticos, principalmente discussões e vídeos. Espera-se que esta revisão sistemática da literatura oriente o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o ensino de radioatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.