PROJEÇÃO ORTOGONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA UNIDADE DE ENSINO

Autores

  • Eliane Constâncio Marcolin Schiavo Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p54-74

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados do uso de uma unidade de ensino dos conteúdos de projeção ortogonal, amparado na teoria de aprendizagem significativa e nos aspectos sequenciais para elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa. Dados foram coletados com cinco alunos de uma turma de primeiro semestre de um curso técnico em Edificações, no desenvolvimento de 10 atividades. Por meio de uma análise qualitativa, tendo por norte os registros escritos e falados dos alunos, os questionários, as gravações de aulas, as interações no chat e os registros escrito e imagens das tarefas da apostila, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como elementos dos registros que dão indícios de diferenciação progressiva e reconciliação integradora dos conteúdos de projeção ortogonal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Constâncio Marcolin Schiavo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2021). Atualmente é Professora do curso Técnico em Segurança do Trabalho na Rede Estadual de Ensino do Paraná. 

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2010; 2017), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Constâncio Marcolin Schiavo, E., & Nivalda Palharini Alvim Sousa, B. (2022). PROJEÇÃO ORTOGONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA UNIDADE DE ENSINO. Revista Dynamis, 28(2), 54–74. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p54-74

Edição

Seção

Artigos