A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A SUBJETIVAÇÃO DO NEOSSUJEITO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9976

Palavras-chave:

Racionalidade técnica. Educação. Lógica mercadológica.

Resumo

No contexto atual do totalitarismo de mercado as relações econômicas e humanas são mediadas pela racionalidade neoliberal presentes nos diferentes setores da vida social. A educação também vem sendo orientada por fundamentos e práticas que atendem à demanda mercadológica. Neste artigo, analisa-se de que maneira essa racionalidade modifica as formas de ser no mundo e transforma o processo educacional dos neossujeitos. Para tal empreitada tem-se como principal referência teórica a obra “A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal” de Christian Laval e Pierre Dardot. Os objetivos propostos são a caracterização de um novo modelo de sujeito criado a partir do surgimento da corrente político-econômica conhecida como neoliberal e a identificação de comportamentos e atitudes desse neossujeito no interior da instituição educacional que se configura pela lógica empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela PUC/SP.  Professor de Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Juliana da Silva Lopes Kaloczi, Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Mestrado em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Graduação em Filosofia pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2023-04-19

Como Citar

BETLINSKI, Carlos; KALOCZI, Juliana da Silva Lopes. A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A SUBJETIVAÇÃO DO NEOSSUJEITO NA EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e9976, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e9976. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9976. Acesso em: 22 nov. 2024.