A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A SUBJETIVAÇÃO DO NEOSSUJEITO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9976Palavras-chave:
Racionalidade técnica. Educação. Lógica mercadológica.Resumo
No contexto atual do totalitarismo de mercado as relações econômicas e humanas são mediadas pela racionalidade neoliberal presentes nos diferentes setores da vida social. A educação também vem sendo orientada por fundamentos e práticas que atendem à demanda mercadológica. Neste artigo, analisa-se de que maneira essa racionalidade modifica as formas de ser no mundo e transforma o processo educacional dos neossujeitos. Para tal empreitada tem-se como principal referência teórica a obra “A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal” de Christian Laval e Pierre Dardot. Os objetivos propostos são a caracterização de um novo modelo de sujeito criado a partir do surgimento da corrente político-econômica conhecida como neoliberal e a identificação de comportamentos e atitudes desse neossujeito no interior da instituição educacional que se configura pela lógica empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.