Equipe Editorial
Editora Chefe
- Andrea Soares Wuo - Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau - SC - Brasil awuo@furb.br, ORCID: 0000-0003-2110-7184
Editores
- Cíntia Régia Rodrigues - Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau - SC - Brasil crrodrigues@furb.br, ORCID: 0000-0003-3319-3702
Assistentes de Edição
- Priscila Regina Dallabona Meneghelli, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Leonel Luiz dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Sarah Apfelgrün, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Tatiana Paduin Bittencourt, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Rozane Fermino, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Leonardo Cristiano Gieseler, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Fernanda Martins Jurado Pacheco, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Deise Priscila Delagnolo, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Zeneide de Lima, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Suy Mey Schumacher Moresco, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Débora Cristofolini, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Pedro Henrique Silva Ferreira, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Wailmir Marcolino Gomes, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Cláudia Regina Pinto, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Bruna Aparecida Almeida, Universidade Regional de Blumenau - FURB
- Cintia Mara Brighenti, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Conselho Editorial
- Adriana Dickel, Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Educação/ Programa de Pós-graduação em Educação., Brasil
- Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Brasil
- Amândia Maria de Borba, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Brasil
- Bernardete Angelina Gatti, Fundação Carlos Chagas, Brasil
- Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
- Catarina Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa, Departamento de Ciências Humanas e Sociais - Portugal
- Clarice Salete Traversini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo., Brasil
- Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
- Daniela Leal, Unochapecó, SC, Brasil
- Eduardo Francisco Freyre Roach, Ex-profesor Universidad Agraria de Habana, Departamento de Marxismo-Leninismo, Facultad de Ciencias Sociales y Humanista., Cuba
- Emilía Vilarinho, Depto de Ciências Sociais da Educação - Instituto de Educação - Universidade do Minho (IE/UMinho)
- Eric Plaisance, Université Paris Descartes, Sorbonne-Paris-Cité, França
- Gabriela Trevisan, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e CIEC/Instituto de Educação
- Gladys Mary Ghizoni Teive, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Humanas e da Educação., Brasil
- Joana Paulin Romanowski, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
- José Miguel Rasia, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais., Brasil
- Julice Dias, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Brasil
- Magda Becker Soares, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil
- Manoel Carlos Silva, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova_UMinho), Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.
- Manuel Jacinto Sarmento, Universidade do Minho, Portugal
- Marcia Regina Carletto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa., Brasil
- Márcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil
- Maria Helena Ançã, UNIVERSIDADE DE AVEIRO, PORTUGAL Departamento de Educação e Psicologia, Brasil
- Maria Inez Probst Lucena, Universidade Federal de Santa Catarina
- Natália Fernandes, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação; Centro de Investigação em Estudos da Criança
- Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, Universidade do Minho, Portugal
- Maria Jose Rodrigues Faria Coracini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil
- Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná/ Programa de Pós Graduação em Educação, Brasil
- Nara Caetano Rodrigues, UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina
- Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brasil
- Paulo Sergio Garcia, Universidade de São Caetano do Sul, Brasil
- Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Avaliadores Ad Hoc
- Ademir Damazio, UNESC - UNiversidade di Extremo Sul Catarinense, Brasil
- DRA Agustina Rosa Echeverría, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química., Brasil
- Albertina Bonetti, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Departamento de Educação Física., Brasil
- Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú. Atuo na Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu). Professor de graduação e ensino médio integrado., Brasil
- Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Filosofia. Docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo. Editor adjunto do Periódico do PPG Espaço Pedagógico, Brasil
- Américo Grisotto, Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Departamento de Filosofia;, Brasil
- Ana Beatriz Bahia, professora no CEAD/UDESC; graduada em Artes Visuais/UDESC e doutora em Educação/UFSC.
- Ana Claudia de Souza Ana Claudia de Souza, Universidade federal de Santa Catarina, Brasil
- Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa/Pr Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UEPG) e Departamento de Artes., Brasil
- Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté - Taubaté - SP Departamento de Pedagogia Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano, Brasil
- Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas., Brasil
- Anna Maria Lunardi Padilha, UNIVERSIDAED METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO., Brasil
- Andréa Simões Rivero, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil
- Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão/Programa de Pós-graduação em Informática na Educação PGIE/UFRGS, Brasil
- Antonio Simplicio de Almeida Neto, Universidade Federal de São Paulo., Brasil
- Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UnC, Brasil
- Audrei Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina
- DRA Carla Fernanda da Silva Satler, FURB - Universidade Regional de Blumenau, Brasil
- Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino., Brasil
- Carla Karnoppi Vasques, UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação., Brasil
- Carmen Celia Barradas Correia Bastos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, COLEGIADO DE PEDAGOGIA., Brasil
- Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática.., Brasil
- Celia Finck Brandt, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino., Brasil
- Claudemir Edson Viana, Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo., Brasil
- Claudia Leme Ferreira Davis, PUC/SP
- Claudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná, Brasil
- Cláudio Gomes da Victória, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Departamento de Educação Escolar Indígena - Licenciatura Formação de Professores Indígenas - Faculdade de Educação., Brasil
- Cláudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação., Brasil
- Cleoni Maria Barboza Fernandes, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação., Brasil
- Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Departamento de Ensino Superior., Brasil
- Cristiane Horst, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL.), Brasil
- Denise Nascimento Silveira, Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Física e Matemática - Departamento de Matemática e Estatística., Brasil
- Delcimar Cunha, Univap
- Durval Ferreira Vieira, Faculdade Luso Brasileira/FALUB; Faculdade de Ciências Aplicada de Limoeiro/FACAL, Atuando no departamento de Pedagogia., Brasil
- Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Ciências Humanas, Campus de Frederico Westphalen., Brasil
- Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino., Brasil
- Elaine de Paula, UFSC
- Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação., Brasil
- Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação., Brasil
- Elizabete Tamanini, Universidade da Região de Joinville, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação., Brasil
- Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física e Química., Brasil
- Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências da Vida., Brasil
- Fabiane Robl, USP
- Fabio Zoboli, UFS - Universidade Federal de Sergipe, Brasil
- Giseli Barreto da Cruz, UFRJ - Faculdade de Educação - Departamento de Didática - PPGE, Brasil
- Giseli Monteiro Gagliotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE, Brasil
- Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, FACIP - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus da Universidade Federal de Uberlândia., Brasil
- Ingrid Kuchenbecker Broch, Colégio de Aplicação/ UFRGS - Departamento de Comunicação., Brasil
- Ione Ines Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Pedagogia., Brasil
- Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Ppged da Universidade do Estado do Pará., Brasil
- Ivo José Both, Centro Universitário Internacional Uninter, Núcleo de Pesquisa em Educação., Brasil
- Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville, Mestrado em Educação., Brasil
- Janete Cardoso dos Santos, Universidade Católica de Brasilia- Nucleo de Formação geral (Filosofia) e Coordenadora Institucional do PIBID., Brasil
- João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá, Brasil
- José Ramos Barbosa da Silva, Professor do Departamento de Metodologia da Educação , do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba., Brasil
- Júlio César Araujo, Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas., Brasil
- você Kátia Maria de Medeiros, UEPB, Brasil
- Katia Regina de Oliveira Frecheiras, Museu da República, órgão vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/Ministério da Cultura., Brasil
- Lenice Kelner, Prof. Doutoranda, DINTER (UNISINOS/FURB), Brasil
- Leonidas Roberto Taschetto, Centro Universitário La Salle - Canoas, Programa de Pós-Gradução em Educação., Brasil
- Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ., Brasil
- Lisandra Ogg Gomes, Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Departamento de Estudos da Infância., Brasil
- Lourival José Martins Filho, Professor associado da Udesc com atuação no Departamento de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação, Brasil
- Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Furi Fundação Regional Integrada, Campus de Frederico Westphalen., Brasil
- Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação PGEDu., Brasil
- Lúcia Maria Vaz Peres, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação., Brasil
- Luciana Martins, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Curso de Pós Graduação Museologia, Colecionismo e Curadoria., Brasil
- Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Metodologia de Ensino., Brasil
- Luciane Stallivieri, Programa de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAUInstituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU Centro Sócio-Econômico, Brasil
- Luciano Magela Roza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade Interdisciplinar de Humanidades., Brasil
- Luiz André Neves de Brito, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas., Brasil
- Magali dos Reis, PPGE PUC Minas., Brasil
- Marcelo Diniz Vitorino, Universidade Regional de Blumenau - FURB (departamento de engenharia florestal), Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal - PPGEF, Brasil
- Marlécio Maknamara, Departamento de Educação II/Faculdade de Educação/UFBA; Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação na UFBA e na UFRN., Brasil
- Márcia Buss Simão, Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE-UNISUL
- Marcos Edgar Bassi, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
- Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense, Curso de Mestrado em Educação., Brasil
- Maria Aparecida Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Graduação/Dep. Teoria Fundamentos da Educação., Brasil
- Maria Beatriz Pauperio Titton, Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter, Curso de Pedagogia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos. Mestrado Profissional em Gestão Educacional, Brasil
- Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino., Brasil
- Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
- Maria Joselma do Nascimento Franco, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - Núcleo de Formação Docente -Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea., Brasil
- Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, Brasil
- Maria Lidia Sica Szymanski, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA., Brasil
- Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
- Maria Teresa Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
- Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Pedagogia., Brasil
- Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências da Vida., Brasil
- Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação., Brasil
- Nadia Gaiofatto Gonçalves, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação., Brasil
- Nadir Castilho Delizoicov, Universidade Comunitária da Região de Chapecó., Brasil
- Nelma Baldin, Univille - Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente e Mestrado em Educação, Brasil
- Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Ciências Biológicas., Brasil
- Nilce Fátima Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó., Brasil
- Osmar Antonio Conte, Faculdade Sul Brasil, Brasil
- Patrícia Cristina Albieri Almeida, Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisas Educacionais.
- Paula Regina de Jesus Pinsetta Pavarina, Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Franca. Departamento de Relações Internacionais e PPG Planejamento e Análise de Políticas Públicas, Brasil
- Regina Maria Varini Mutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil
- Ricardo Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná, SETOR DE EDUCAÇÃO, Brasil
- Roberto Paes de Carvalho Ramos, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá – Diretoria de Suporte ao Ensino, Brasil
- Róger Luís Albernaz de Araujo, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas, Departamento de Ensino Superior., Brasil
- Rosa Batista, Universidade do Sul de Santa Catarina., Brasil
- Roseli Nazario, Instituto Federal Catarinense - IFC, Brasil
- Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação/CNPq, Brasil
- Sandra Fernandes Leite, Professora Titular em Regime de Dedicação Exclusiva da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas / Unicamp Sou Doutora em Educação, faço parte do DEPASE - Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais/FE/Unicamp e sou Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp., Brasil
- Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação, Brasil
- Silvana Lúcia Da Silva Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
- Silvania Faccin Colaço, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul., Brasil
- Silvia Christina de Oliveira Madrid, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Brasil
- Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão - DLLV., Brasil
- Sílvia Matsuoka de Oliveira, Professora-Formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Rondonópolis-MT- Área de Linguagens, Brasil
- Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville, Departamento de Artes Visuais., Brasil
- Siumara Aparecida de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
- Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Brasil
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação., Brasil
- Tânia Maria Rechia Schroeder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação Comunicação e Artes., Brasil
- Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais Educação, Departamento de Educação Geral, Brasil
- Tatiana Comiotto, UDESC, Brasil
- Vânia Alves Martins Chaigar, Universidade Federal do Rio Grande, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO., Brasil
- Vania Tanira Biavatti, FURB – PPGCC Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Contábeis, Brasil
- Vera Márcia Marques Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação a Distância., Brasil
- Vicente Rodriguez, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas a Educação., Brasil
- Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado., Brasil
- Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia Social., Brasil
- Wellington Ferreira de Jesus, Universidade Católica de Brasília, PPGP-UCB., Brasil