Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade de seu trabalho em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Configurações gerais

    Dos autores:

    - O nome dos autores não deve constar no texto, bem como qualquer outra marca de autoria no arquivo. Deve-se, assim, excluir qualquer referência que quebre a garantia do anonimato na avaliação. No caso das marcas de autoria do arquivo do word, os autores devem remover todas as propriedades, dados ocultos e informações pessoais, por meio da ferramenta inspecionar documento do word.

    - Os autores devem ter, no mínimo, o título de Doutor. Artigos de autores graduandos, mestrandos e mestres serão aceitos somente em coautoria com Doutores. O número máximo de autores por texto submetido é 03 (três).

    - No momento da submissão do texto, deve-se obrigatoriamente informar (no "Passo 3 - Inclusão de Metadados") o endereço eletrônico do(s) autor(es), filiação institucional, ORCID e um breve currículo (com no máximo 5 linhas, contendo titulação acadêmica e obra(s) de destaque). Esses dados não devem constar no arquivo do texto submetido.

    - Os/as autores/as e coautores/as devem respeitar o interstício de dois anos desde a data de publicação para realização de nova submissão.
  • Formato de Artigo:

    - Os textos enviados na seção de artigos deverão ter um mínimo de 15 e um máximo de 22 páginas (incluídas as referências finais) e ter tamanho de arquivo máximo de 5 MB. O programa utilizado deverá ser o Microsoft Word for Windows, nas extensão.docx, com página no formato A-4.

    - Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,5 cm, direita e esquerda 2,5 cm.

    - Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

    - O titulo, o resumo e as palavras-chaves do trabalho, por sua vez, devem contar, impreterivelmente, com versões em português, espanhol e inglês.

    - Título: em negrito, caixa alta, fonte Arial 12, centralizado, espaçamento 1,5.

    - Subtítulos primários: fonte Arial, tamanho 12, caixa alta e negrito. Seções secundárias e terciárias: fonte Arial, tamanho 12, caixa baixa, negrito.

    Resumo O resumo do texto deverá se iniciar logo após a indicação em parágrafo único, ter entre 550 a 850 caracteres (incluindo os espaços), sem recuo de primeira linha, sem dois pontos, com espaço simples entrelinhas e deverá conter introdução, objetivo(s), metodologia, resultados/conclusões. Ter ainda três ou quatro palavras-chave.

    - Tipo de letra no corpo do texto: Arial, tamanho 12. Deverá respeitar as particularidades de citações e tabelas. Espaçamento entre linhas: 1,5; Espaçamento entre parágrafos: 0 pt; Alinhamento: justificado (com exceção das referências finais); Entrada de parágrafo: “primeira linha – 1,25” (não utilizar a tecla TAB); Páginas numeradas a partir da segunda página, no alto, à direita, com fonte Arial 10 e negrito.

    - Citações: as citações diretas/curtas (de até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações diretas/longas (com mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 4,0 cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas, sem itálico. Supressões de texto no interior das citações devem ser colocadas entre colchetes: [...] (ABNT – NBR 10520/2002). Quando, dentro da citação, há excertos de outras citações, estas devem vir indicadas em aspas simples. Toda citação direta deve estar seguida de parênteses com sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, número de página, separados por vírgula, exemplo: (BAKHTIN, 2003, p. 9). A referência da citação deve estar completa e junta, não separar o autor do ano e página da obra.Nas citações indiretas deve-se indicar sobrenome do autor e data de publicação, exemplo: (BAKHTIN, 2003). Em caso de inexistência da página, ou de documento on-line sem paginação, utilizar a expressão s.p. EXEMPLO: (AUTOR, 2020, s.p.).Nas citações cujo original não seja na língua do artigo, trazer a citação no idioma original em nota de rodapé e trazer a menção entre parênteses (tradução nossa).

    - Dados de pesquisa e excertos: com até 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas duplas e itálico. Dados e excertos com mais de 3 linhas: parágrafo independente, com recuo de excerto de 1,25cm, aspas duplas, espaçamento simples, grifos ou destaques marcados em aspas simples, fonte tamanho 10.Não utilizar reticências para pausas ao longo do texto, utilizar termos como “pausa”, “intervalo”, etc. dentro de colchetes.

    - Ilustrações e Tabelas: As ilustrações (tabelas, fotos, gráficos etc.) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior em fonte Arial, tamanho 10.Indicarsua localização no texto, quando necessário. No caso de tabelas e quadros, utilizar apenas o padrão de cores preta e branca. As imagens devem ser legíveis e com boa resolução jpeg.

    - Notas de Rodapé: Notas de rodapé devem ser inseridas junto ao texto, possuem caráter explicativo e não devem exceder 5 linhas em cada nota, com exceção: em caso de citações originais em outro idioma, trazidas em nota de rodapé, o texto poderá exceder as 5 linhas.

    - Não utilizar as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem.

    - Referências: As referências devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. O nome dos autores devem ser abreviados. Apenas as referências citadas ao longo do texto devem ser apresentadas na lista final. Nas referências de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. Quando um mesmo autor é citado mais de uma vez, colocar as obras em ordem cronológica (mais antigas primeiro) e não substituir o nome do autor por traços (underline), ou seja, deve-se repetir a indicação do sobrenome do autor. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos textos submetidos.
    Títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em itálico. Devem estar alinhamentos à esquerda. Espaçamento entre linhas: simples; Espaçamento entre referências simples. Hiperlinks devem vir sem sublinhado na cor do texto (preto), sem a utilização de chevron (< >). Poderão ser utilizados encurtadores de url, como por exemplo bitly (www.bitly.com).
  • - GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, 288 p. (Exemplo de livro – um autor)

    GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Rio de Janeiro: Vozes, 2010, 525 p. (Exemplo de livro – dois autores)

    GHEDIN, E. Epistemologia dos processos de ensino-aprendizagem e suas implicações a educação em ciências. In: GHEDIN, E. (org.). Teorias psicopedagógicas do ensino-aprendizagem. Boa Vista: UERR, 2012. p. 4-55. (Exemplo de capítulo de livro)

    FERREIRA, I. R. C. et al. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 56, p. 61-76, jan./mar. 2014. (Exemplo de artigo de periódico com mais de três autores)

    CASALE, A. Aprendizagem baseada em problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia. 2013. 162p. Tese (doutorado) –Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Paulo. (Exemplo de tese de doutorado)

    SCHEIFER, C. L. A virada espacial nos novos estudos de letramento: em busca do terceiro espaço. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 12, n. 1, p. 3-14, jan./abr. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/index. Acesso em: 01 jul. 2014. (Exemplo de artigo periódico em formato eletrônico)

    SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (org). Alfabetização e letramento: conceitos e relações.Belo Horizonte, 2007. v. 1. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Alfabetizacao_letramento_Livro.pdf. Acesso em: 04 jul. 2014. (Exemplo de livro em formato eletrônico)

    DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2. (Exemplo de artigo jornalístico assinado)

    FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6. (Exemplo de artigo jornalístico não assinado)

    BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, n. 18, Seção 1, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. (Exemplo de decretos e leis)

    BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. (Exemplo de Constituição Federal)

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeogr.). (Exemplo de relatório oficial)

    PRO DIA NASCER FELIZ. Rio de Janeiro: CopacabanaFilmes e Produções, 2007.1 dvd (88 min.): DVD, son., color. (Exemplo de gravação de vídeo)

    ROSA, F. T.; DALLABRIDA, N.. O ensino secundário nas lentes do CRPE de Porto Alegre (1956-1964) In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - CIRCUITOS E FRONTEIRAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, 7., 2013, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), 2013. p. 01-13 (Exemplo de trabalho publicado em anais de congressos)

    (Se não for possível identificar autor em texto de um órgão, jornal ou revista)

    Fonte (Órgão, Instituição, etc.). Título do texto. Ano de publicação. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

    Ex.: CORREIO DO POVO. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. 1945. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

    (Se não for possível identificar o(s) autor(es) de textos eletrônicos, indicar o título do site como ‘autor’)

    Ex.: BRASIL será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Globo Online, [S. l.], Data de Publicação. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05 abr. 2014.

    EX.:LEASK, Betty. Internationalizing the curriculum. 2nd ed. New York: Routledge, 2015, 198p.(Exemplo de trabalho em língua estrangeira)

    - Resenhas e entrevistas possuem layouts diferentes. Verificar nos layouts disponíveis.
  • Processo e tempo da Avaliação: Os originais submetidos passam por três fases de avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores”. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento, composta por duas rodadas. A decisão final retorna ao Comitê Editorial.

    Os artigos considerados dentro das normas, do escopo e adequados aos critérios editoriais da revista são encaminhados pelo Comitê Editorial aos pareceristas (no mínimo dois). Compete a eles recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final. O resultado da avaliação será encaminhado ao(s) autor(es).

    DECISÃO EDITORIAL

    A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

    - Recomendação dos pareceristas.
    - Efetivação dos ajustes necessários feitos pelo(s) autor(es).
  • A Revista Atos de Pesquisa em Educação disponibiliza templates construídos com as normas e configurações de cada formato de documento para os autores.

    As submissões devem ser feitas de acordo com os templates disponibilizados nos links a seguir.

    Para acessar o template desejado, basta clicar em um dos links abaixo:

    Template de Artigo Científico: https://drive.google.com/file/d/1czxjbbgq-HtaTRu1FEuiQcxoXzu01j13/view?usp=sharing

    Template de Resenha: https://drive.google.com/file/d/1sYJYQHhFEqtfuh0a8YCfc51GBLzUPRc1/view?usp=sharing

    Template de Entrevista: https://drive.google.com/file/d/1D_7X1O-ulh5znCGp-ACJ-Qm8CmwB_RkD/view?usp=sharing

Diretrizes para Autores

A revista Atos de Pesquisa em Educação é de demanda contínua e aceita, para publicação, artigos científicos, relatos de experiências pedagógicas, entrevistas e resenhas na área da Educação.  Todos os textos devem ser inéditos, isto é, não terem sido ainda publicados na forma impressa ou eletrônica (considerando-se também a publicação eletrônica em Anais de eventos) nem submetido a outro periódico ou encaminhado para publicação em livro, capítulo de livro ou Anais de eventos. Todo material encaminhado para publicação está sujeito às deliberações do Conselho Editorial e à ação do Conselho de Revisores. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Os textos deverão ser postados no ambiente SEER, mediante senha de acesso, com as devidas revisões, incluindo a gramatical e a ortográfica. Textos que não estejam em concordância com a temática da revista ou com as normas de submissão serão imediatamente recusados e devolvidos aos autores.  Os  autores são responsáveis pelas ideias expostas em seus textos, como também pela adequação técnica, correção gramatical e ortográfica e a veracidade das informações apresentadas. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados.

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