ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E SUJEITO NO PENSAMENTO DE MIKHAIL BAKHTIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9972

Palavras-chave:

Linguagem. Sujeito. Mikhail Bakhtin.

Resumo

Mikhail Bakhtin é um pensador russo que ficou popularmente conhecido na segunda metade do século XX. Seu enfoque teórico é caracterizado, além de outros aspectos, por uma concepção dialógica da linguagem que por muitas vezes está relacionada à vida prática do sujeito. Neste viés, este trabalho tem como objetivo compreender como se dá a relação entre linguagem e sujeito a partir dos conceitos próprios da teoria bakhtiniana. Nossa pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, indireta, e qualitativa. Concluímos que: a categoria de sujeito, no pensamento bakhtiniano, está fundamentada em uma concepção materialista histórico-dialética e possui uma articulação direta com os conceitos linguísticos de polifonia, dialogismo, gêneros do discurso e carnavalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Brandão Aguiar, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISEED).

Eduardo Ferreira Chagas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Filosofia pela University of Münster, WWU MÜNSTER, Alemanha. Doutor em Filosofia pela Universidade Alemã de Kassel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED-UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editor Geral da Revista Dialectus.

Downloads

Publicado

2023-04-19