A ESCRITA EM AULAS DE QUÍMICA E AS PRÁTICAS EPISTÊMICAS MOBILIZADAS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9957Palavras-chave:
Ensino de Química. Dimensão social da escrita. Pesquisa de natureza interventiva.Resumo
Entendemos a escrita nas aulas de Ciências como uma prática social com normas convencionalizadas por uma comunidade. Nesse sentido, buscamos compreender como os estudantes se engajam em atividades de escrita em aulas de Química. Orientados pela pesquisa de natureza interventiva, exploramos os registros escritos produzidos pelos estudantes, identificando as práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes. Os resultados revelaram que essas práticas podem se dar mesmo que os consensos registrados sejam mais próximos do científico, não necessitando obrigatoriamente de ser em uma primeira versão. Isso porque as práticas epistêmicas se relacionam aos movimentos que estudantes realizam para escrever seus consensos, que podem ser constantemente reavaliados. Como implicações mostramos que a interação entre estudantes e professor não se encerra no discurso oral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.