ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ENEM E O VESTIBULAR UEPG
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9956Palavras-chave:
Avaliação, Vestibular, ENEM, Aprendizagem Histórica.Resumo
Este texto tem por objeto de estudo o conhecimento histórico encontrado em questões de História em avaliações de larga escala. A base empírica da pesquisa foi constituída em torno das questões de história do Exame Nacional do Ensino Médio e do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O recorte temporal para a análise de ambas as provas é de 2009 a 2015. Um primeiro resultado está na compreensão de que as questões do vestibular trazem características gerais e detalhadas que fazem predominar a competência central de memorização para que o candidato possa ter um bom desempenho. As questões do ENEM, por sua vez, além de uma cobrança de conteúdo, também exigem mais frequentemente as capacidades de interpretação de texto, de imagem e de fontes, compondo um panorama mais amplo de avaliação da aprendizagem do candidato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.