ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ENEM E O VESTIBULAR UEPG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9956

Palavras-chave:

Avaliação, Vestibular, ENEM, Aprendizagem Histórica.

Resumo

Este texto tem por objeto de estudo o conhecimento histórico encontrado em questões de História em avaliações de larga escala. A base empírica da pesquisa foi constituída em torno das questões de história do Exame Nacional do Ensino Médio e do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O recorte temporal para a análise de ambas as provas é de 2009 a 2015. Um primeiro resultado está na compreensão de que as questões do vestibular trazem características gerais e detalhadas que fazem predominar a competência central de memorização para que o candidato possa ter um bom desempenho. As questões do ENEM, por sua vez, além de uma cobrança de conteúdo, também exigem mais frequentemente as capacidades de interpretação de texto, de imagem e de fontes, compondo um panorama mais amplo de avaliação da aprendizagem do candidato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Henrique Monteiro, Secretaria da Educação e do Esporte PR

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi bolsista de Iniciação científica e de Iniciação à Docência. Atua como professor substituto na Secretaria de Educação do Paraná.

Luis Fernando Cerri, Professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Unicamp (2000). Professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História. Líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI). É presidente da Associação Brasileira de Ensino de História (mandato 2019-2021) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-12-19