ESTÁGIO SUPERVISIONADO POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9955

Palavras-chave:

Formação inicial, Prática de ensino, Isolamento social.

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a proposta de Estágio Supervisionado por meio do “ensino remoto emergencial” do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA-Iguatu), descortinando os desafios dos estagiários no planejamento e desenvolvimento das aulas. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista em grupo com oito discentes matriculados no Estágio. Como aportes teóricos recorremos aos escritos de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Piconez et al. (2012), Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014). Os estagiários sinalizaram como desafios o não contato com a realidade escolar, um prazo pequeno para desenvolver as atividades, a falta de ferramentas tecnológicas, a falta de um espaço doméstico adequado para realização das atividades, sobretudo, das gravações das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/UECE). Especialista em Educação Física escolar. Graduação em Educação Física e em Pedagogia. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (NePEFE).

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE/PPGE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Educação Física (UERN). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação; Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-04-21