BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO: uma relação de colaboração?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9936

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Setor Privado. Política Educacional., Base Nacional Comum Curricular, Setor Privado, Política Educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise inicial sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu processo de elaboração, observando se estes trouxeram contribuições para a atuação do setor privado na educação pública. A Base teve o seu processo de construção permeado por debates e críticas e, para compreender esse contexto, estudamos o seu processo de elaboração e a relação estabelecida entre ele e os grupos empresariais. Utilizamos como procedimentos metodológicos, a análise bibliográfica com suporte documental. Os resultados demonstram que a Base contribuiu para a ampliação da inserção do setor privado na educação básica, a partir de elementos internos à ela, além de fortalecer e ampliar as possibilidades no “mercado” educacional.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Setor Privado. Política Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bia Carvalho

Graduada em Licienciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos

Géssica Priscila Ramos

Doutora em Educação pela UFSCar (2008). Mestre em Educação Escolar pela UNESP (2003). Professora associada da UFSCar e integrante do PPGE desta instituição. Destacam-se entre suas produções: Racionalidade e gerencialismo na política educacional paulista de 1995 a 2014: muito além das conjunturas (Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação); FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre a continuidade e as descontinuidades da política de valorização docente (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação), dentre outras.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

CARVALHO, Bia; RAMOS, Géssica Priscila. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO: uma relação de colaboração?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9936, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9936. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9936. Acesso em: 22 nov. 2024.