SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COORDENADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9862

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação de professores, Professor coordenador

Resumo

O estudo investiga as significações da formação continuada para o professor coordenador objetivando contribuir com os processos formativos desse profissional nas redes públicas de ensino. Se justifica em face da constatação empírica e teórica de que modelos formativos genéricos e transmissivos são insuficientes para subsidiar o desenvolvimento de saberes necessários ao enfrentamento dos desafios escolares. Os dados, coletados por entrevista e analisados com o procedimento dos núcleos de significação cujo embasamento se dá na psicologia de Vigotski e nos princípios do materialismo histórico e dialético, indicam condições de trabalho e uma formação inicial e continuada incipientes para o exercício da função, dificultando a criação de ações autorais e focadas nas necessidades locais das escolas, o que configura realidade a ser superada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luz Heli Maria de Paiva Oliveira, Supervisora de ensino na Seduc/SP

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Supervisora de ensino na Seduc-SP.

Itale Luciane Cericato, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Psicóloga. Doutora em educação: psicologia da educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - Prodoc.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, Luz Heli Maria de Paiva; CERICATO, Itale Luciane. SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COORDENADOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9862, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9862. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9862. Acesso em: 22 dez. 2024.