SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COORDENADOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9862Palavras-chave:
Formação continuada, Formação de professores, Professor coordenadorResumo
O estudo investiga as significações da formação continuada para o professor coordenador objetivando contribuir com os processos formativos desse profissional nas redes públicas de ensino. Se justifica em face da constatação empírica e teórica de que modelos formativos genéricos e transmissivos são insuficientes para subsidiar o desenvolvimento de saberes necessários ao enfrentamento dos desafios escolares. Os dados, coletados por entrevista e analisados com o procedimento dos núcleos de significação cujo embasamento se dá na psicologia de Vigotski e nos princípios do materialismo histórico e dialético, indicam condições de trabalho e uma formação inicial e continuada incipientes para o exercício da função, dificultando a criação de ações autorais e focadas nas necessidades locais das escolas, o que configura realidade a ser superada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.