ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: reflexões teóricas para a Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9844

Palavras-chave:

Alfabetização científica. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Educação em Ciências. Cultura digital.

Resumo

Neste ensaio teórico, fruto de uma investigação mais abrangente, apresentamos reflexões acerca do papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a construção da Alfabetização Científica (AC) em contextos escolares. Entendemos que as TDIC e seus alcances podem ter impacto sobre o processo de desenvolvimento da AC – também alterado, por sua vez, diante das inovações tecnológicas e comunicativas que possibilitam cada vez mais interatividade, autoria e troca de conhecimentos por meio das mídias digitais. O uso das TDIC nesse contexto deve promover a formação de um cidadão capaz de confrontar textos construídos por meio das mais distintas linguagens, mas também de um leitor crítico e capaz de interpretar e utilizar termos científicos, confrontar informações científicas com outras fontes compreendendo a natureza da ciência bem como suas relações com a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Letras, tem especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei, na Linha de Educação e Tecnologias. Pesquisadora do Grupo Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC).

Gisele Ferreira Machado, Faculdade de São Lourenço/UNISEPE

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Cruzeiro, SP. Docente da Faculdade de São Lourenço/UNISEPE. 

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

RODRIGUES, Alessandra; MACHADO, Gisele Ferreira. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: reflexões teóricas para a Educação em Ciências. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e9844, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e9844. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9844. Acesso em: 22 dez. 2024.