A ALIENAÇÃO E A PRÁXIS HUMANIZADORA DE ACORDO COM A PROPOSTA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9817

Palavras-chave:

Libertação. Educação Crítica. Humanização.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a educação proposta por Paulo Freire como uma educação crítica, que implica uma práxis humanizadora. Esta temática justifica-se porque esclarecerá o significado de educação neoliberal e as implicações da “escola sem partido”, realidades atreladas a nossa abordagem. A metodologia é bibliográfica, e os principais referenciais teóricos são os livros de Freire: Pedagogia da autonomia, Pedagogia da esperança e Pedagogia do oprimido. Esperamos ressaltar os aportes de Freire para as conquistas dos direitos humanos, sobretudo a liberdade e a dignidade.

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Biografia do Autor

Rosa Aguilar Verástegui, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Filosofia da Educação. Mestre em Filosofia. Formada em Filosofia. Professora Adjunta do Departamento de Educação da área de Filosofia do departamento de Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

VERÁSTEGUI, Rosa Aguilar. A ALIENAÇÃO E A PRÁXIS HUMANIZADORA DE ACORDO COM A PROPOSTA DE PAULO FREIRE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e9817, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e9817. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9817. Acesso em: 22 dez. 2024.