OS DESAFIOS DA TEMÁTICA DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS E PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9810

Resumo

A obrigatoriedade e a legitimidade do ensino da temática da religião em sociologia vem sendo recorrentemente questionadas no Campo das Vertentes de Minas Gerais. O objetivo deste artigo, portanto, é compreender como o tema da religião se insere nas aulas do componente curricular de sociologia na perspectiva dos professores. Considerando os pressupostos da História Oral foram entrevistados nove docentes em pleno exercício da profissão. Como se viu, o tema da religião é ponto de tensão em suas práticas, sobretudo, em uma região tradicionalmente católica. Entre outras coisas, os resultados indicam que a experiência prática dos/as docentes e a estabilidade no cargo são importantes elementos que pesam para que temas considerados polêmicos, como a religião, possam ter (ou não) relevância nas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Roberto Costa Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia dos Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e política, história das religiões, história oral e movimentos sociais. 

Mauro Rocha Baptista, UEMG

Doutor e mestre em Ciência da Religião (UFJF). Graduado em Filosofia (UFSJ). Professor no departamento de Ciências Humanas da UEMG

Downloads

Publicado

2023-05-03