OS DESAFIOS DA TEMÁTICA DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9810Resumo
A obrigatoriedade e a legitimidade do ensino da temática da religião em sociologia vem sendo recorrentemente questionadas no Campo das Vertentes de Minas Gerais. O objetivo deste artigo, portanto, é compreender como o tema da religião se insere nas aulas do componente curricular de sociologia na perspectiva dos professores. Considerando os pressupostos da História Oral foram entrevistados nove docentes em pleno exercício da profissão. Como se viu, o tema da religião é ponto de tensão em suas práticas, sobretudo, em uma região tradicionalmente católica. Entre outras coisas, os resultados indicam que a experiência prática dos/as docentes e a estabilidade no cargo são importantes elementos que pesam para que temas considerados polêmicos, como a religião, possam ter (ou não) relevância nas salas de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.