NA TRAMA DAS IMAGENS: REPRESENTAÇÕES DE CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS DESENHOS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9807

Resumo

Este ensaio objetiva aquilatar quatro representações imagéticas feitas por alunos/as de uma escola pública do Rio de Janeiro. Essas representações costumeiramente são chamadas de “rabiscos” ou “pichações” por serem realizadas em múltiplos espaços da escola. Discutiremos, nestas reflexões, a partir das imagens, gênero e sexualidades, bem como problematizaremos os corpos e os desejos em trânsito no ambiente escolar. As imagens que serão apresentadas fazem parte de um grupo de 22 fotografias realizadas por nós em doze salas de aula. Para desenvolver a discussão, recorreremos às contribuições de pesquisadores/as de gênero e dos Estudos Culturais. Nossa escolha por analisar imagens se deu por acreditarmos nas potencialidades discursivas não-verbais das representações gráficas. Concluímos que todo texto – imagético ou verbal – não é apenas reprodução, mas também produção de significados factuais do autor/a ou de outrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Alves da Silva Junior, UFRRJ

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP), e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) e da graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-12-19