ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE AUTONOMIA E LIBERDADE EM PAULO FREIRE E ERICH FROMM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9793

Palavras-chave:

Autonomia, liberdade, educação, Paulo Freire, Erich Fromm

Resumo

O texto que se apresenta busca discutir alguns pontos da influência do conceito de liberdade na obra de Erich Fromm sobre a noção de autonomia no pensamento de Paulo Freire, em especial como que a conexão entre as duas ideias pode contribuir para se debater sobre a construção da autonomia na escola, enfocando especialmente a relação entre professores(as) e alunos(as). O artigo se divide em três partes, sendo que a primeira aborda a noção de liberdade no pensamento de Erich Fromm, a segunda discute o conceito de autonomia em Paulo Freire, e a terceira busca realizar uma discussão ao redor da conexão entre as duas noções, trazendo algumas contribuições do campo da psicanálise na educação para se debater e ampliar a dimensão conceitual da autonomia como enfoque no trabalho pedagógico cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barchi, Universidade Ibirapuera (UNIB) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIB)
Pós-Doutorando - Educação em Ciências (FURG)
Doutor em Educação (UNICAMP), Mestre em Educação (UNISO)
Especialista em Educação Ambiental (USP-São Carlos)  e em Gestão da Educação Pública (UNIFESP)
Licenciado em Geografia (UNISO) e Pedagogia (UNICID)

Wagner Roberto Neves, Universidade Ibirapuera (UNIB) Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC)

Gestor pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC)

Professor do Curso de Pedagogia na Universidade Ibirapuera (UNIB)

Mestre em Educação pela Universidade Ibirapuera (UNIB)

Especialista em Gestão Pública (USP) e em Psicologia Organizacional (UNISA)

Licenciado em Pedagogia (UNIBAN) e Letras (UNIBAN)

Bacharel em Relações Públicas (UNISA)

 

Downloads

Publicado

2023-09-27