NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA PRÁTICA DOCENTE: RELATOS DE BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO E DE ACESSIBILIDADE ENFRENTADAS PELAS PESSOAS SURDAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9779Palavras-chave:
Pessoas surdas, Barreiras de comunicação, Acessibilidade.Resumo
Este artigo aborda as barreiras de comunicação e de acessibilidade presentes na vida das pessoas surdas no âmbito familiar, escolar e na prática docente, tendo em vista que os sujeitos da pesquisa eram professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior. Articulada aos Estudos Surdos, a metodologia utilizada foi a qualitativa, e o instrumento para a obtenção de dados foi o questionário. Os sujeitos do estudo apontaram que as barreiras são percebidas desde o início de suas trajetórias, quando a família ouvinte não domina a língua de sinais, e transcorrem ao longo de suas vidas estudantil e profissional. A presença ou a ausência da língua de sinais impacta diretamente tanto as crianças surdas, como os/as adultos/as, que sentem as barreiras comunicacionais e de acessibilidade nos diferentes ambientes que participam, quando ela é relegada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.