NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA PRÁTICA DOCENTE: RELATOS DE BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO E DE ACESSIBILIDADE ENFRENTADAS PELAS PESSOAS SURDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9779

Palavras-chave:

Pessoas surdas, Barreiras de comunicação, Acessibilidade.

Resumo

Este artigo aborda as barreiras de comunicação e de acessibilidade presentes na vida das pessoas surdas no âmbito familiar, escolar e na prática docente, tendo em vista que os sujeitos da pesquisa eram professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior. Articulada aos Estudos Surdos, a metodologia utilizada foi a qualitativa, e o instrumento para a obtenção de dados foi o questionário. Os sujeitos do estudo apontaram que as barreiras são percebidas desde o início de suas trajetórias, quando a família ouvinte não domina a língua de sinais, e transcorrem ao longo de suas vidas estudantil e profissional. A presença ou a ausência da língua de sinais impacta diretamente tanto as crianças surdas, como os/as adultos/as, que sentem as barreiras comunicacionais e de acessibilidade nos diferentes ambientes que participam, quando ela é relegada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Romário, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte-CE, atuando na área de Fundamentos da Educação de Surdos, do Curso de Licenciatura em Letras-Libras. Doutor (2020) e Mestre (2017) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2017) e em Educação em Direitos Humanos (UFPB, 2015). Graduado em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial (UFPB, 2016). Graduado em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp, 2012). Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-Libras (UFCA). Coordenador da área de Letras-Libras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFCA. Autor do livro Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidades. Líder do Grupo de Pesquisas em Estudos Surdos e Estudos Culturais da Educação - SURDEC (UFCA/CNPq). Desenvolve atividades e projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura a partir dos seguintes temas: estudos surdos, pedagogia surda, trabalho pedagógico surdo, inclusão, educação bilíngue, acessibilidade, estudos culturais e currículo.

Lincoln Damacena Oliveira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando em Licenciatura em Letras-Libras pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Vanessa Ferreira Lima, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Licenciatura em Letras-Libras pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

ROMÁRIO, Lucas; OLIVEIRA, Lincoln Damacena; LIMA, Vanessa Ferreira. NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA PRÁTICA DOCENTE: RELATOS DE BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO E DE ACESSIBILIDADE ENFRENTADAS PELAS PESSOAS SURDAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e9779, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e9779. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9779. Acesso em: 22 dez. 2024.