A SUPERDOTAÇÃO PELAS LENTES DA MINISSÉRIE “O GAMBITO DA RAINHA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9768

Palavras-chave:

Xadrez. Comportamentos de superdotação. Sexismo.,

Resumo

Sucesso atual em plataforma streaming, a minissérie “O Gambito da Rainha”, que traz a história de uma prodígia em xadrez, toma assento no presente ensaio à ação educacional de (in)formação, à medida que trata de maneira prazerosa e concreta a superdotação e alguns de seus comportamentos como: boa capacidade mnemônica, curiosidade, concentração, persistência (comprometimento com a tarefa), autonomia, criatividade, inteligência espacial, originalidade para resolver problemas, perspicácia, tendência a questionar regras, pensamento imaginativo e divergente. Indo além, o texto aborda aspectos como -, a sub representação feminina no universo da superdotação, o socioemocional dos superdotados, a importância da família e da proposição de um ambiente positivamente favorável ao desenvolvimento da superdotação.

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Biografia do Autor

Ketilin Mayra Pedro, Centro Universitário Sagrado Coração

Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. MBA em Gestão do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Diretora e Docente da Área de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração - Bauru e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação, Ensino Superior e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Membro do Grupo de Pesquisa A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento.

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bacharel em Matemática e Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Ibilce). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio de Pós-doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde pela FAMERP, São José do Rio Preto. Foi Professora Assistente Doutora (MS-3.2) junto ao Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis no período de 2007 a 2015. É atualmente Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), UNESP, Campus de São José do Rio Preto. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru), linha de pesquisa - aprendizagem e ensino, e Professora Permanente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP/São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), linha de pesquisa - Tecnologias, Diversidades e Culturas. Coordenadora do Projeto RAIS - REDE DE ATENDIMENTO INTERGRAL AO SUPERDOTADO. É membro dos Grupos de Pesquisa: PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer - UNESP/Assis; Formação Docente e Práticas Educativas - UNESP/SJRP e A Inclusão da Pessoa com Deficiência, TGD/TEA ou Superdotação e os Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento - UNESP/Bauru. Membro do ConBraSD - Conselho Brasileiro para Superdotação. Áreas de Interesse: Estatística Aplicada; Altas habilidades/Superdotação; Enriquecimento curricular; Instrumentos de identificação das Altas habilidades/Superdotação; TDAH; Formação Continuada Docente.

Alexandre Cristiano Baldacin Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando na área de Tecnologias, Diversidade e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) de São José do Rio Preto-SP

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

PEDRO, Ketilin Mayra; RONDINI, Carina Alexandra; BALDACIN JUNIOR, Alexandre Cristiano. A SUPERDOTAÇÃO PELAS LENTES DA MINISSÉRIE “O GAMBITO DA RAINHA”. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9768, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9768. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9768. Acesso em: 22 dez. 2024.