NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) E SUA IMPLEMENTAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA SUPERVISÃO REGIONAL DE JOAÇABA-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9759

Palavras-chave:

Ensino Médio. Percepção. Professores. Desafios.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação pertencentes à Coordenadoria Regional de Joaçaba-SC, sobre a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa que contou com a técnica de grupo focal para coleta dos dados. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro de 2019, participando 5 (cinco) escolas com 72 professores (as). Por meio da pesquisa, foi possível apontar que os professores apresentaram desconhecimento, preocupação em relação ao formato, temor de perder espaço consagrado da escola pública para outras instituições que atuam de forma paralela à escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educação (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Líder do grupo de pesquisa ‘Mídia, Comunicação e Sociedade’. Dentre as principais produções destaca-se a organização do livro “Políticas de Formação de Professores (2019)’ e o artigo “Diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada dos professores da educação básica: análise comparada dos planos estaduais de educação do Rio Grande do Sul e de Santa Cataria (2020)’ publicado em parceria com Altair A. Fávero e Lidiane L.P. Pagliarin na revista ‘Perspectiva’ da UFSC.

Alessandra Micheli Magro, Unoesc

Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Dentre as várias especializações destaca-se, Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (URGS). Gradada em Pedagogia pela Unoesc. Consultora educacional na Coordenadoria Regional de Joaçaba. Dentre as principais publicações destaca-se, ‘Relatório de Pesquisa: Escuta qualificada para o Novo Ensino Médio (2019)’ e ‘Acompanhamento e formação de equipes escolares: recomendações para coordenadores regionais (2018).

Eliane Salete Fellipin, Unoesc

Pós-doutora em Administração Pública e Governo na EAESP/FVG/SP (2009). Doutora em Engenharia de Produção de Sistema pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atuou como Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração (até 2008). Pesquisa focada em cooperação, com ênfase para a Administração Pública (SBAP) em 2016/2018. Consultora externa da Capes para avaliação quadrienal e outras avaliações específicas (até 2018). Foi Líder do tema Teorias e Metodologias em Administração Pública, da Divisão de Administração Pública (APB) da ANPAD.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

TREVISOL, Marcio Giusti; MAGRO, Alessandra Micheli; FELLIPIN, Eliane Salete. NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) E SUA IMPLEMENTAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA SUPERVISÃO REGIONAL DE JOAÇABA-SC. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9759, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9759. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9759. Acesso em: 22 dez. 2024.