PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9757

Resumo

 A presente resenha do livro Pesquisa em educação métodos e epistemologiasde autoria de Silvio Sánchez Gamboa, objetiva apresentar os principais elementos colocados em discussão pelo autor e estimular a reflexão sobre a problemática da pesquisa em educação. Trata-se da resenha da terceira edição publicada em 2018 pela Editora Argos. A obra está organizada em dez capítulos contendo dois prefácios, um capítulo de introdução e um de considerações finais. A promoção de uma profunda e dedicada discussão acerca dos pressupostos epistemológicos da pesquisa em educação e suas implicações para a qualidade, consistência e relevância do conhecimento produzido é um exemplo das valorosas contribuições trazidas pela obra Pesquisa em educação métodos e epistemologias de Sánchez Gamboa. A lógica reflexiva desenvolvida pelo autor retomando em cada capítulo conceitos chave para correta compreensão das múltiplas conexões entre os elementos constitutivos da pesquisa e seus pressupostos epistemológicos e filosóficos possibilitam ao leitor a construção de uma rica visão geral acerca da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo mesmo Programa de Mestrado Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Especialista em Ensino de Geografia pelo Instituto UCAM-ProMinas, Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Professora na Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Solonildo Almeida da Silva

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso técnico profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA, Maria Elly Krishna; ALMEIDA DA SILVA, Solonildo. PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9757, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9757. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9757. Acesso em: 22 nov. 2024.