ALFABETIZADORAS EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS DAS RELAÇÕES COM PAIS/RESPONSÁVEIS NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9756

Palavras-chave:

Pandemia. Ensino Remoto. Alfabetizadoras iniciantes. Pais e responsáveis., Pandemia, Ensino Remoto, Alfabetizadoras Iniciantes, Pais e responsáveis.

Resumo

Este artigo trata sobre os desafios enfrentados por alfabetizadoras em início de carreira em um novo processo de mediação remota de aprendizagem, no momento em que se enfrenta a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Apresentam-se os dados de uma pesquisa realizada com cinco professoras da rede pública municipal no Rio Grande do Sul sobre as estratégias utilizadas por elas para estabelecerem uma rede de comunicação com os familiares, a fim de auxiliarem no acompanhamento de seus filhos durante o período de distanciamento social. Se anteriormente a participação dos pais/responsáveis era fundamental na escola, atualmente com o ensino remoto ela é imprescindível. No entanto, firmar uma relação de parceria com pais/responsáveis requer dedicação, sensibilidade e acolhimento por parte das alfabetizadoras.

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Biografia do Autor

Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (FURG) , licenciatura em Pedagogia (UNINTER), especialização em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação (UFPel). É membro do grupo de pesquisa GEALE - UFPel (Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita); e participa ainda do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG). É membro do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL-FURG. Possui experiência nas áreas da Educação, Alfabetização, Educação Infantil, Linguística, e Formação Docente. Atualmente realiza Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na Faculdade de Educação, na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas.


Obras:

FERREIRA, C. R. G.; NOGUEIRA, G. M.; ZASSO, S. M. B.; LAPUENTE, J. S. M.; MICHEL, C. B.; SILVEIRA, A. A.; GONCALVES, S. R. V.; XAVIER, E. M. P.; SILVA, P. P.; ESPINDOLA, C. S.; BERWALDT, M. G. M.; ESTIMA, M. S.; BORGES, B. C. Alfabetização em Rede. Uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 - relatório técnico (parcial). REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO. v.13, p.185-201, 2020.

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Alfabetização e letramento: algumas concepções de docentes em formação continuada. Revista Brasileira de Ensino Superior, v.4, p.7 - 24, 2018.

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Os processos de segmentações na escrita de alunos de EJA: aquisição da escrita de adultos em fase de alfabetização. Editora Novas Edições Acadêmicas. ISBN: 9783330762695, v.1. 152 p, 2019.

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Uma palavra é o nome de cada coisa: Concepção de palavra para crianças em idade escolar. ISBN: 9788547318758. V1. 251p.  Editora Appris, 2019.

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. A noção de palavra na perspectiva da criança In: Estudos sobre aquisição da escrita, formação docente e práticas de alfabetização.1 ed. São Leopoldo: Oikos Ltda, 2020, v.1, p. 20-35.
ISBN: 9788578439231.

 


Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI.

OBRAS:

NÓBREGA, Thaís F.s R. Nóbrega; NOGUEIRA, Gabriela M. Aquisição de Vocabulário e leitura de livro infantil: estratégias de uma professora do 1º ano. Revista Educação, v. 45, Santa Maria, 2020.

MICHEL, Caroline B. M.; ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela M. Missão de estudos ao Uruguai: o que dizem os professores acerca do jardim de infância. Anuario de historia de la educación. Vol. 21 - N.° 1  pp. 87-106, 2020.

NOGUEIRA, Gabriela M. VAHL, Mônica M.: WILLIS, Arlete I. A biblioteca como um espaço de acolhimento, inclusão e promoção da diversidade. Revista Cadernos da Educação UFPel, Pelotas,  nº62, p.135-158, 2019.

NOGUEIRA, G. M.; ARRIADA, E.; VAHL, M. M. Paulo Freire em Aotearoa – nova Zelândia: uma discussão sobre a produção de Peter Roberts. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 431-446, 2019.

ARRUDA, Kelly de A.; NOGUEIRA, Gabriela M.Tensões e disputas entre a língua crioula cabo-verdiana e a língua portuguesa desde a independência de cabo verde. Revista RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 6, n. 2, p. 139-159, jul./dez. 2019.

 

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

GONÇALVES FERREIRA, Carmen Regina; MEDEIROS NOGUEIRA, Gabriela. ALFABETIZADORAS EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS DAS RELAÇÕES COM PAIS/RESPONSÁVEIS NO ENSINO REMOTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9756, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9756. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9756. Acesso em: 22 dez. 2024.