ESTUDO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9753Palavras-chave:
Organização do trabalho pedagógico. Trabalho docente. Habitus educacional. Campo da educação., organização do trabalho pedagógico, trabalho docente, habitus educacional, campo da educaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo investigar manifestações do habitus referido ao campo da educação, evidenciadas nas formas como se dá a organização e realização do trabalho pedagógico na escola, em meio a disputas pela imposição de crenças e valores educativos expressos nas relações sociais. Os dados foram coletados com a realização de entrevistas semiestruturadas com o diretor, a coordenadora pedagógica, a supervisora, e duas professoras indicadas pelo diretor por serem colaborativas, em uma escola municipal da Grande São Paulo. Para as análises, foram mobilizados os conceitos de habitus e campo desenvolvidos por Pierre Bourdieu. Evidenciou-se que as formas de organização do trabalho escolar e os discursos e disputas presentes no campo da educação produzem o habitus educacional, manifestando-se nas práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.