ESTUDO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9753

Palavras-chave:

Organização do trabalho pedagógico. Trabalho docente. Habitus educacional. Campo da educação., organização do trabalho pedagógico, trabalho docente, habitus educacional, campo da educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar manifestações do habitus referido ao campo da educação, evidenciadas nas formas como se dá a organização e realização do trabalho pedagógico na escola, em meio a disputas pela imposição de crenças e valores educativos expressos nas relações sociais. Os dados foram coletados com a realização de entrevistas semiestruturadas com o diretor, a coordenadora pedagógica, a supervisora, e duas professoras indicadas pelo diretor por serem colaborativas, em uma escola municipal da Grande São Paulo. Para as análises, foram mobilizados os conceitos de habitus e campo desenvolvidos por Pierre Bourdieu. Evidenciou-se que as formas de organização do trabalho escolar e os discursos e disputas presentes no campo da educação produzem o habitus educacional, manifestando-se nas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp - Campus Guarulhos. Pós-Doutorado em Educação pela PUC/SP

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. ESTUDO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS EDUCACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9753, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9753. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9753. Acesso em: 22 dez. 2024.