PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVAS DURANTE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9737Palavras-chave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atividades investigativas. Gênero., Atividades investigativas., GêneroResumo
Defronte a necessidade da maior participação das meninas em temas das ciências da natureza, este trabalho investigou as contribuições de uma sequência didática que visou fomentar tal interação, durante um projeto de extensão. As ações de ensino se constituíram em entrevistas com cientistas mulheres e atividades investigativas, das quais participaram 85 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. As avaliações desse projeto, analisadas quali e quantitativamente, de maneira comparativa às observações realizadas nas escolas, forneceram dados a esta pesquisa. Após sua análise, constatou-se que as ações propostas auxiliaram na criação de referenciais femininos nas ciências e despertaram o interesse das crianças sobre os fenômenos abordados. Nessas práticas, as meninas tiveram maior participação do que nas aulas de ciências observadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.