PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVAS DURANTE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9737

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atividades investigativas. Gênero., Atividades investigativas., Gênero

Resumo

Defronte a necessidade da maior participação das meninas em temas das ciências da natureza, este trabalho investigou as contribuições de uma sequência didática que visou fomentar tal interação, durante um projeto de extensão. As ações de ensino se constituíram em entrevistas com cientistas mulheres e atividades investigativas, das quais participaram 85 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. As avaliações desse projeto, analisadas quali e quantitativamente, de maneira comparativa às observações realizadas nas escolas, forneceram dados a esta pesquisa. Após sua análise, constatou-se que as ações propostas auxiliaram na criação de referenciais femininos nas ciências e despertaram o interesse das crianças sobre os fenômenos abordados. Nessas práticas, as meninas tiveram maior participação do que nas aulas de ciências observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Aparecida Ely de Almeida, Universidade Federal do ABC

Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC.

Intencionalidade das Ações Pedagógicas à Desconstrução de Estereotipias de Gênero nas Aulas de Ciências Naturais, Revista Ciência & Educação (Bauru), vol.26, 2020

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Líder do Grupo de Pesquisa GPEnCiBio, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.

Amazon conservation and students’ interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil, Science Advances, v.6, n.35, 2020.

Roberta de Assis Maia, Universidade Federal do ABC

Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atualmente é Professora Colaboradora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC.

Projetos de pesquisa Meaning Making para a Transição Agroecológica e projeto de extensão Potenciais modalidades de inserção indígena na UFABC: uma experiência prévia de diálogo intercultural

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

ELY DE ALMEIDA, Ester Aparecida; FRANZOLIN, Fernanda; MAIA, Roberta de Assis. PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVAS DURANTE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9737, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9737. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9737. Acesso em: 22 dez. 2024.