AUTODETERMINAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL VISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9736

Palavras-chave:

pandemia, deficiência múltipla sensorial visual, self-determination.

Resumo

Este estudo investigou a seguinte questão: a autodeterminação pode proporcionar qualidade de vida e bem-estar para crianças com deficiência múltipla sensorial visual? Objetivos: explicar o termo Self-Determination, descrever seus benefícios para as crianças com deficiência múltipla sensorial visual e propor algumas atividades para serem realizadas em casa entre a criança e sua família. Método: revisão descritiva de literatura esquematizada pela análise de 14 artigos internacionais e um artigo nacional, consultados no Google Scholar, no período de tempo compreendido entre 2000 a 2020. Resultados: a efetivação dos princípios da autodeterminação garante qualidade de vida e bem-estar para as crianças com deficiência múltipla sensorial visual, pois valoriza os pontos fortes, acima das limitações.

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Biografia do Autor

Flavia Daniela dos Santos Moreira, Professora do Instituto Benjamin Constant

Professora do Instituto Benjamin Constant - Departamento de Educação

Pesquisadora de Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela UERJ

Principais áreas de pesquisa: deficiência visual, deficiência múltipla sensorial visual, comunicação alternativa e recursos táteis: símbolos táteis, símbolos tangíveis e símbolos texturizados

Algumas obras de destaque:

https://www.pathstoliteracy.org/research/alternative-tactile-communication-program

https://www.oapub.org/edu/index.php/ejse/article/view/1792

https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14294

http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/714

 

Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Fonoaudiologia - USC-Bauru (1985), possui mestrado e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs (2000 e 2006). Pós doutorado em Educação - projeto em Comunicação em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ e do Grupo de Pesquisa Professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. É fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto e assessora de projetos do Instituto JNG (RJ). Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. Bolsista procientista UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2019). É membro associado da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Membro associada da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC e faz parte do Comitê Cientifico da ISAAC (2019-2022), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE) e membro afiliada internacional da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA)

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA, Flavia Daniela; CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER, Catia. AUTODETERMINAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL VISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e9736. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9736. Acesso em: 22 dez. 2024.