DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9716Palavras-chave:
Educação Física. Interculturalidade. Multiculturalismo. Revisão sistemática.Resumo
O entendimento da diversidade a partir da noção de colonialidade norteia essa revisão sistemática cujo objetivo foi traçar um panorama geral e analisar como as pesquisas no campo da Educação Física têm se apropriado da temática da interculturalidade. Trata-se de um trabalho qualitativo e exploratório, a partir de publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos – CAPES entre os anos de 2007 e 2017. Dos resultados destacam-se a escassez de pesquisas sobre essa temática, a variedade de metodologias adotadas nos estudos, a necessidade de questionar a organização escolar e os currículos monoculturais, a importância de uma formação profissional intercultural, a reiteração do direito à educação e a busca de uma escola capaz de valorizar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.