DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9716

Palavras-chave:

Educação Física. Interculturalidade. Multiculturalismo. Revisão sistemática.

Resumo

O entendimento da diversidade a partir da noção de colonialidade norteia essa revisão sistemática cujo objetivo foi traçar um panorama geral e analisar como as pesquisas no campo da Educação Física têm se apropriado da temática da interculturalidade. Trata-se de um trabalho qualitativo e exploratório, a partir de publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos – CAPES entre os anos de 2007 e 2017. Dos resultados destacam-se a escassez de pesquisas sobre essa temática, a variedade de metodologias adotadas nos estudos, a necessidade de questionar a organização escolar e os currículos monoculturais, a importância de uma formação profissional intercultural, a reiteração do direito à educação e a busca de uma escola capaz de valorizar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcell Rezende Silva, Colégio Pedro II

Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ, 2019). Especialista em Ética, Valores e Saúde na escola (USP, 2011). Graduado em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado (UNICAMP, 2006/2007) e em Pedagogia (UNINOVE, 2009). Aperfeiçoamento em Atividade física para pessoas com deficiência (UFJF, 2010). Atua como professor na educação básica e pública desde 2008. Desenvolveu pesquisas e estudos no âmbito da Educação com ênfase em temas como Trabalho Docente, Saúde Docente, Multiculturalismo, Estudos Culturais.

Andréa Costa da Silva, Instituto NUTES - UFRJ

Doutora e Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ). Especialista em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduada em Direito pela Universidade Gama Filho. Atua como professora no magistério público desde 1985, a partir de 1996 no magistério público federal. Foi Editora Assistente da Revista da UNIFA (2010-2014). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde; Estudos Culturais; Gênero e Sexualidade ; Literatura; Mulheres e Forças Armadas.

Vera Helena Ferraz de Siqueira, Instituto NUTES - UFRJ

Doutora em Educação, Columbia University, EUA. Docente no Programa Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES/UFRJ. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: políticas de identidade e formação profissional; diversidade e inclusão; estudos culturais e educação; educação em saúde; relações de gênero, raça/etnia em contextos educacionais; mídia e educação.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SILVA, Marcell Rezende; SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9716, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9716. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9716. Acesso em: 22 nov. 2024.