CONSERVADORISMO E RELIGIÃO EM PROJETOS DE LEI: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9714

Palavras-chave:

Educação, Conservadorismo, Religião, Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica e documental, o presente texto tem por objetivo apresentar análise das possíveis influências conservadoras ou religiosas na oferta educacional, especialmente no ensino de Ciências e Biologia, causadas por proposições legislativas em curso. Para a análise foram selecionados Projetos de Lei que tramitaram ou tramitam na Câmara dos Deputados desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até o ano de 2020. O período das proposições se justifica em razão da abertura democrática pós-período ditatorial e a retomada conservadora ocorrida na política brasileira, especialmente após as eleições de 2018.  As análises indicam que tais Projetos de Lei corroboram com pautas que negam a importância da ciência e se forem aprovados poderão interferir na oferta educacional e impactar na organização curricular, pedagógica e na formação de professores e estudantes.

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Biografia do Autor

Vanessa Maria Bobato, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

BOBATO, Vanessa Maria; FLACH, Simone de Fátima. CONSERVADORISMO E RELIGIÃO EM PROJETOS DE LEI: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9714, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9714. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9714. Acesso em: 22 dez. 2024.