CONSERVADORISMO E RELIGIÃO EM PROJETOS DE LEI: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9714Palavras-chave:
Educação, Conservadorismo, Religião, Ensino de Ciências e Biologia.Resumo
A partir de pesquisa bibliográfica e documental, o presente texto tem por objetivo apresentar análise das possíveis influências conservadoras ou religiosas na oferta educacional, especialmente no ensino de Ciências e Biologia, causadas por proposições legislativas em curso. Para a análise foram selecionados Projetos de Lei que tramitaram ou tramitam na Câmara dos Deputados desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até o ano de 2020. O período das proposições se justifica em razão da abertura democrática pós-período ditatorial e a retomada conservadora ocorrida na política brasileira, especialmente após as eleições de 2018. As análises indicam que tais Projetos de Lei corroboram com pautas que negam a importância da ciência e se forem aprovados poderão interferir na oferta educacional e impactar na organização curricular, pedagógica e na formação de professores e estudantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.