REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA REPRESENTAÇÃO DOCENTE NA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9709

Palavras-chave:

Cinema. Teoria das Representações sociais. Professor. Docência.

Resumo

Este artigo apresenta um olhar à luz da Teoria das Representações Sociais, sobre a representação docente em dois filmes lançados na última década. A pesquisa busca, a partir da análise das obras supracitadas, compreender quais os estereótipos que essas representações, mais atuais, carregam e se elas refletem um estado de permanência ou uma mudança de olhar sobre a docência.  Com base na análise das obras cinematográficas à luz da Teoria das Representações Sociais, foi possível perceber visões ainda presentes concepções presentes no senso comum acerca do professor. No primeiro filme, a partir de uma visão ainda cristalizada do professor enquanto meritocracia. Já o segundo filme, aborda a concepção do professor a partir de imagens distintas, trazendo a imagem de uma professora como inadequada para o ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Raphael Alves da Silva, Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Produção textual no Grupo Máximo Educacional e professor conteudista na UAB/UFPE, no curso de Letras.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutora em Psicologia Cognitiva, pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada III do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPE.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

SILVA, Raphael Alves da; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA REPRESENTAÇÃO DOCENTE NA ÚLTIMA DÉCADA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9709, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9709. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9709. Acesso em: 22 dez. 2024.