REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA REPRESENTAÇÃO DOCENTE NA ÚLTIMA DÉCADA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9709Palavras-chave:
Cinema. Teoria das Representações sociais. Professor. Docência.Resumo
Este artigo apresenta um olhar à luz da Teoria das Representações Sociais, sobre a representação docente em dois filmes lançados na última década. A pesquisa busca, a partir da análise das obras supracitadas, compreender quais os estereótipos que essas representações, mais atuais, carregam e se elas refletem um estado de permanência ou uma mudança de olhar sobre a docência. Com base na análise das obras cinematográficas à luz da Teoria das Representações Sociais, foi possível perceber visões ainda presentes concepções presentes no senso comum acerca do professor. No primeiro filme, a partir de uma visão ainda cristalizada do professor enquanto meritocracia. Já o segundo filme, aborda a concepção do professor a partir de imagens distintas, trazendo a imagem de uma professora como inadequada para o ambiente educacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.