A NATURALIZAÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOB O OLHAR DE UMA PESSOA CEGA: UMA DESCONSTRUÇÃO URGENTE E NECESSÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9594

Palavras-chave:

Cegueira. Exclusão. História Oral. Inclusão. Ribeirão Preto., cegueira, exclusão, história oral, inclusão, Ribeirão Preto

Resumo

Ao longo da história, as pessoas cegas foram vistas e pensadas das mais diversas formas. No entanto, não é porque as concepções a respeito das mesmas transformaram-se, assim como as oportunidades de inclusão ampliaram-se com o passar do tempo, que essas deixaram de enfrentar condições estruturais que as oprimem e negligenciam. Pelo contrário, ainda hoje, as pessoas cegas são significadas de forma extremamente negativa e segregatória. Diante desse cenário, ao tentar compreender a história de Wagner, ex-aluno e ex-professor da Escola para Cegos “Helen Keller” de Ribeirão Preto (1950-1970), por meio de uma pesquisa de caráter historiográfico em triangulação com a pesquisa documental e a história oral, buscou-se apresentar como o fenômeno da exclusão/inclusão tornou-se naturalizado na constituição de Wagner enquanto aluno e professor cego.

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Biografia do Autor

Daniela Leal, Unochapecó, Professora

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora Titular C no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó. Coordenadora do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade. Seus principais temas de pesquisa e atuação relacionam-se à educação especial, tanto em seus aspectos históricos quanto contemporâneos, e à história da psicologia, com enfoque na concepção teórica de Alfred Adler.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

LEAL, Daniela. A NATURALIZAÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOB O OLHAR DE UMA PESSOA CEGA: UMA DESCONSTRUÇÃO URGENTE E NECESSÁRIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9594, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9594. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9594. Acesso em: 22 dez. 2024.