ANÁLISE DO DISCURSO E (N)ETNOGRAFIA: REVISANDO A LITERATURA DO CAMPO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9590

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Análise do Discurso (N)etnografia. Pesquisa educacional

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre metodologias utilizadas nas pesquisas em Educação sob um enfoque pós-crítico,  considerando a Etnografia, a Netnografia e a Análise de Discurso. Os  repositórios utilizados foram a BDTD e o Portal de Periódicos da CAPES. Durante as buscas não foram encontrados estudos que articulassem esses termos, no interior do campo educacional. Nas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, apenas um trabalho articula a Etnografia, a Netnografia e a Análise de Discurso. Os resultados dessa investigação demonstraram a existência de uma lacuna materializada por uma exígua produção acadêmica sobre metodologias associadas à pesquisa pós-crítica, bem como por um déficit relacionado às investigações que problematizam, de forma conjunta, tais ferramentas de análise na pesquisa em Educação.

 

Palavras-chave: Etnografia; Netnografia; Análise do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Luís Santos de Vargas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Rede Estadual de Educação do RS. Bolsista CAPES.

Davi Carboni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em História e Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

 

José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

DE VARGAS, Jackson Luís Santos; CARBONI, Davi; FERRARO, José Luís. ANÁLISE DO DISCURSO E (N)ETNOGRAFIA: REVISANDO A LITERATURA DO CAMPO EDUCACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9590, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9590. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9590. Acesso em: 22 nov. 2024.