ASPECTOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9581Palavras-chave:
Organização escolar. Planejamento docente. Saberes profissionais.Resumo
Neste trabalho, apresentamos algumas discussões quanto à percepção docente sobre o Projeto Político Pedagógico, o qual é pensado para organizar o trabalho docente e coordenar as atividades pedagógicas de um estabelecimento de ensino. Porém, sua concepção normativa não é aquela captada pelos professores em exercício, mostrando seu aspecto dinâmico, não estacionário. Verificamos, em uma pesquisa exploratória através de questionário impresso, aplicado a professoras de uma escola confessional, da rede privada, por meio de uma análise temática, que as docentes adaptam sua percepção do documento a sua formação inicial, adaptando-se para a prática pedagógica mesmo que o documento explicite pontos que poderiam contradizer esta formação, sobretudo no campo teórico, o que nos permite inserir a ação do documento no plano empírico da prática escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.