ASPECTOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9581

Palavras-chave:

Organização escolar. Planejamento docente. Saberes profissionais.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos algumas discussões quanto à percepção docente sobre o Projeto Político Pedagógico, o qual é pensado para organizar o trabalho docente e coordenar as atividades pedagógicas de um estabelecimento de ensino. Porém, sua concepção normativa não é aquela captada pelos professores em exercício, mostrando seu aspecto dinâmico, não estacionário. Verificamos, em uma pesquisa exploratória através de questionário impresso, aplicado a professoras de uma escola confessional, da rede privada, por meio de uma análise temática, que as docentes adaptam sua percepção do documento a sua formação inicial, adaptando-se para a prática pedagógica mesmo que o documento explicite pontos que poderiam contradizer esta formação, sobretudo no campo teórico, o que nos permite inserir a ação do documento no plano empírico da prática escolar.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências/Física - UFRGS (2008)

Rejane Sperling Sell Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGECUniversidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação em Ciências

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/FURG (2019)

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Publicado

2023-07-06