METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DE CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9565Palavras-chave:
Metodologias ativas. Instrução pelos colegas. Aprendizagem baseada em problemas.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar se a utilização de metodologias ativas proporciona melhorias na aprendizagem de discentes de um curso de mestrado. Para tanto, adotou-se a perspectiva do estudo de caso e técnicas de coleta de dados qualitativas por meio de seminário, plano de aula apresentado por escrito e oral e questionários respondidos por meio do Google Formulários. Verificou-se que, ao inserir metodologias ativas no planejamento, execução e avaliação da disciplina, os resultados foram satisfatórios tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista da qualidade socialmente referenciada que os alunos atribuíram ao seu aprendizado e a execução da disciplina. Além de despertar a preferência dos estudantes para os aspectos relacionados com a sua realidade e com o seu próprio aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.