METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DE CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9565

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Instrução pelos colegas. Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar se a utilização de metodologias ativas proporciona melhorias na aprendizagem de discentes de um curso de mestrado. Para tanto, adotou-se a perspectiva do estudo de caso e técnicas de coleta de dados qualitativas por meio de seminário, plano de aula apresentado por escrito e oral e questionários respondidos por meio do Google Formulários. Verificou-se que, ao inserir metodologias ativas no planejamento, execução e avaliação da disciplina, os resultados foram satisfatórios tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista da qualidade socialmente referenciada que os alunos atribuíram ao seu aprendizado e a execução da disciplina. Além de despertar a preferência dos estudantes para os aspectos relacionados com a sua realidade e com o seu próprio aprendizado.

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Biografia do Autor

Cleilton Sampaio de Farias, Mestrado profissional em educação científica e tecnológica - ProfEPT-IFAC e Mestrado em Geografia - UFAC

Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Instituto Federal do Acre, Doutor em Ensino de Biociências e Saúde/FIOCRUZ-BR com doutorado sanduíche em Aprendizagem Baseada em Problemas/UL-PT.  Líder do grupo de pesquisa “Relações sociais e educação“

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal do Acre - IFAC

Docente do Instituto Federal do Acre, Doutor Educação -Membro do grupo de pesquisa “Observatório de Formação de Professores em IFs“

Edilene da Silva Ferreira, Instituto Federal do Acre

Docente do Instituto Federal do Acre, Doutora em Estudos Linguísticos - Membro do grupo de pesquisa " Estudo Linguísticos, Literários e de Tradução"

César Gomes de Freitas, Instituto Federal do Acre

Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Instituto Federal do Acre, Doutor em Ensino de Biociências e Saúde/FIOCRUZ-BR. Membro do grupo de pesquisa “Relações sociais e educação“,

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

DE FARIAS, Cleilton Sampaio; ARAÚJO, José Júlio César do Nascimento; FERREIRA, Edilene da Silva; DE FREITAS, César Gomes. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DE CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9565, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9565. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9565. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas