ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE OS CONCEITOS QUÍMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9557

Palavras-chave:

Discurso docente, Ensino de ciências, Conceitos químicos

Resumo

Com o intuito de investigar a interpelação dos conceitos químicos nas aulas de ciências do Ensino Fundamental, analisou-se o discurso de nove docentes de ciências de São Paulo e de Minas Gerais por meio de entrevistas semi-estruturadas. O áudio das entrevistas foi gravado, para a posterior transcrição, e realizou-se a análise de conteúdo. Em geral, os docentes entrevistados utilizam estratégias diferenciadas, compreendem a importância da integralização dos conceitos científicos e consideram relevante enaltecer os conceitos químicos desde o 6º ano. Tais características são interpretadas com base nas definições de Basil Bernstein, e permitem visualizar que há um engessamento dos conceitos químicos trabalhados no Ensino Fundamental, tornando-o uma antecipação superficial do Ensino Médio e gerando concepções discentes equivocadas com relação à química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau

Docente do quadro permanente da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Eduarda Boing Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau

Graduanda de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau), professora do cursinho pré-vestibular social PRÉ-UFSC e professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos do estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

DE FARIA, Fernanda Luiza; PINHEIRO, Eduarda Boing. ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE OS CONCEITOS QUÍMICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9557, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9557. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9557. Acesso em: 22 dez. 2024.