ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE OS CONCEITOS QUÍMICOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9557Palavras-chave:
Discurso docente, Ensino de ciências, Conceitos químicosResumo
Com o intuito de investigar a interpelação dos conceitos químicos nas aulas de ciências do Ensino Fundamental, analisou-se o discurso de nove docentes de ciências de São Paulo e de Minas Gerais por meio de entrevistas semi-estruturadas. O áudio das entrevistas foi gravado, para a posterior transcrição, e realizou-se a análise de conteúdo. Em geral, os docentes entrevistados utilizam estratégias diferenciadas, compreendem a importância da integralização dos conceitos científicos e consideram relevante enaltecer os conceitos químicos desde o 6º ano. Tais características são interpretadas com base nas definições de Basil Bernstein, e permitem visualizar que há um engessamento dos conceitos químicos trabalhados no Ensino Fundamental, tornando-o uma antecipação superficial do Ensino Médio e gerando concepções discentes equivocadas com relação à química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.