CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9525

Palavras-chave:

Contextualização., Contextualização. Ensino técnico. Administração., Ensino técnico., Administração., Prática docente.

Resumo

O texto apresenta um estudo reflexivo sobre a contextualização do ensino em um curso técnico de nível médio, considerando as práticas de ensino adotadas e registradas em disciplinas de formação profissionalizante. A pesquisa tem caráter documental, feita a partir dos escritos feitos pelos docentes ao longo de três anos nas referidas disciplinas. Foi possível verificar que a contextualização não aparece ostensivamente nos diários e planos de ensino, apesar de bastante utilizada no projeto pedagógico do curso; que os registros documentais dão indícios da existência de práticas de ensino contextualizado não formalizadas; e que a análise da existência do ensino contextualizado não consegue ser completamente construída somente com a pesquisa documental por meio do uso de palavras-chave, sendo necessárias entrevistas e observação em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Nogueira Murta, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará

Bacharel em Direito, Especialista em Direito Civil, Mestre e Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Em sua dissertação de mestrado escreveu sobre os atuais entraves à efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Sua tese de doutorado traz reflexões e propostas acerca do tempo da vítima de violência e o tempo do Direito.

Michelle Adriane Silva de Oliveira, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará

Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-MG, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Johnisson Xavier, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Pirapora

Professor   do IFNMG - Campus Pirapora, mestre e doutorando em história social pela Universidade Federal de Uberlândia, dedica-se à pesquisas acerca das relações étnico-raciais no ensino e sobre as comunidades quilombolas no Norte de Minas.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

MURTA, Ludmila Nogueira; OLIVEIRA, Michelle Adriane Silva de; XAVIER, Johnisson. CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9525, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9525. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9525. Acesso em: 22 dez. 2024.