CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9525Palavras-chave:
Contextualização., Contextualização. Ensino técnico. Administração., Ensino técnico., Administração., Prática docente.Resumo
O texto apresenta um estudo reflexivo sobre a contextualização do ensino em um curso técnico de nível médio, considerando as práticas de ensino adotadas e registradas em disciplinas de formação profissionalizante. A pesquisa tem caráter documental, feita a partir dos escritos feitos pelos docentes ao longo de três anos nas referidas disciplinas. Foi possível verificar que a contextualização não aparece ostensivamente nos diários e planos de ensino, apesar de bastante utilizada no projeto pedagógico do curso; que os registros documentais dão indícios da existência de práticas de ensino contextualizado não formalizadas; e que a análise da existência do ensino contextualizado não consegue ser completamente construída somente com a pesquisa documental por meio do uso de palavras-chave, sendo necessárias entrevistas e observação em campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.