USO DE MÚLTIPLOS MEIOS SEMIÓTICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9503

Palavras-chave:

Sequência Didática Investigativa, Ensino de Ciências, PIBID.

Resumo

Este trabalho relata a aplicação de uma sequência didática investigativa sobre hábitos saudáveis de vida para uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades levaram à produção de diferentes textos, dentre eles uma história em quadrinhos. Analisamos as produções buscando compreender de que forma múltiplos meios semióticos podem qualificar a escrita e promover a alfabetização científica das crianças, o que nos permitiu compreender como foi a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Percebemos a influência do desenho no incentivo à escrita, contribuindo para a sistematização do conhecimento aprendido. Além disso, refletimos sobre a importância do programa na construção dos saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lethycia Lopes Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Pós-graduada em Metodologia no Ensino de Química, pela FAVENI (2020). Atualmente sou professora de química no Ensino Médio da Rede Estadual de Minas Gerais. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela UFJF/CAED (2020).

Cláudia Avellar Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação e Inclusão Social pela FAE-UFMG, possui graduação em Ciências Biológicas (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Realiza investigações no campo da Educação, com ênfase em ensino de ciências e biologia, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: multimodalidade no ensino de ciências e biologia, formação de professores, ação docente, escolarização e o livro didático de ciências e de biologia. Lecionou no ensino básico em escolas das redes particular e estadual de ensino de Minas Gerais. Leciona, atualmente, no ensino superior, na Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos cursos de licenciatura em ciências biológicas, licenciatura em enfermagem e pedagogia. Compõe o grupo de estudos do NEC, Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da UFJF, espaço interdisciplinar de formação docente, divulgação científica e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/CAPES).

Raphaela de Paula Augusto, Coordenadora de Orientação Educacional do Scopo Educacional

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2017). Atualmente é Coordenadora de Orientação Educacional do Scopo Educacional. Tem experiência na área de Educação.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

PEREIRA, Lethycia Lopes; FREITAS, Cláudia Avellar; AUGUSTO, Raphaela de Paula. USO DE MÚLTIPLOS MEIOS SEMIÓTICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9503, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9503. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9503. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas