USO DE MÚLTIPLOS MEIOS SEMIÓTICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9503Palavras-chave:
Sequência Didática Investigativa, Ensino de Ciências, PIBID.Resumo
Este trabalho relata a aplicação de uma sequência didática investigativa sobre hábitos saudáveis de vida para uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades levaram à produção de diferentes textos, dentre eles uma história em quadrinhos. Analisamos as produções buscando compreender de que forma múltiplos meios semióticos podem qualificar a escrita e promover a alfabetização científica das crianças, o que nos permitiu compreender como foi a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Percebemos a influência do desenho no incentivo à escrita, contribuindo para a sistematização do conhecimento aprendido. Além disso, refletimos sobre a importância do programa na construção dos saberes docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.