DARIO VELLOZO, ESCOLA MODERNA E O REGULAMENTO DE ENSINO DE 1909: OS EMBATES E DEBATES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9495Palavras-chave:
Educação no Paraná, Dario Vellozo, Instrução Pública.Resumo
O artigo analisa os debates e embates sobre a instrução pública no Paraná durante a primeira década do século XX. A pesquisa elegeu textos do intelectual Dario Vellozo, publicados no periódico A Escola, como suas principais fontes. Parte-se do pressuposto que os periódicos possibilitam amplas perspectivas de análise aos historiadores da educação. Neste caso, permitem analisar os projetos educacionais e societários em disputa no início do século passado. O referencial teórico e metodológico para análise foi pautado em Antonio Gramsci, em suas discussões acerca da função dos intelectuais na organização da cultura. Por meio da investigação foi possível identificar intensos e complexos debates intelectuais sobre a organização da instrução pública no período em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.