DARIO VELLOZO, ESCOLA MODERNA E O REGULAMENTO DE ENSINO DE 1909: OS EMBATES E DEBATES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9495

Palavras-chave:

Educação no Paraná, Dario Vellozo, Instrução Pública.

Resumo

O artigo analisa os debates e embates sobre a instrução pública no Paraná durante a primeira década do século XX. A pesquisa elegeu textos do intelectual Dario Vellozo, publicados no periódico A Escola, como suas principais fontes. Parte-se do pressuposto que os periódicos possibilitam amplas perspectivas de análise aos historiadores da educação. Neste caso, permitem analisar os projetos educacionais e societários em disputa no início do século passado. O referencial teórico e metodológico para análise foi pautado em Antonio Gramsci, em suas discussões acerca da função dos intelectuais na organização da cultura. Por meio da investigação foi possível identificar intensos e complexos debates intelectuais sobre a organização da instrução pública no período em questão.

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Biografia do Autor

Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação e do Colegiado de História na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Maria Beatriz de Almeida Mello, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; MELLO, Maria Beatriz de Almeida. DARIO VELLOZO, ESCOLA MODERNA E O REGULAMENTO DE ENSINO DE 1909: OS EMBATES E DEBATES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9495, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9495. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9495. Acesso em: 22 dez. 2024.