PENSAMENTO KUSCHIANO E APORTES INTERCULTURAIS GUARANI PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9484

Palavras-chave:

aprendizagens, interculturalidade, geocultura, Guarani, educação básica.

Resumo

Refletimos, no presente estudo, acerca do pensamento de Rodolfo Kusch e outros aportes dos conhecimentos ameríndios para pensar a educação e aprendizagens interculturais com os Guarani. O objetivo é apresentar e compreender modos de viver dos Guarani, aprofundando diálogos interculturais e experiências de linguagem e educação entre professores, estudantes não indígenas e educadores Guarani. A metodologia adotada é qualitativa e segue passos da pesquisa participante, conforme Brandão (1984; 1987). As conclusões mostram princípios de uma educação seminal operados pela espiritualidade, respeito e vivência como estratégias educativas dos Guarani. Trata-se de educação inter(geo)cultural que considera aldeias e cultura guarani como espaços de formação que ultrapassam os modos rituais da educação tradicional das escolas e universidades.

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Biografia do Autor

Felipe Gustsack, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Departamento de Ciências, Humanidades e Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu; e, Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL.

Possui graduação em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998; 2003). É professor do PPGEdu - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS e do PPGL - Mestrado e Doutorado em Letras, vinculados ao Departamento de Educação e Letras, respectivamente. Tem experiência nas áreas de Educação, Linguagem e Tecnologias com ênfase na Pesquisa e na extensão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e educação básica, educação e linguagem, alfabetização e letramento, tecnologias de informação e comunicação na educação, educação cooperativa, educação e movimentos sociais, discurso, escola e seu entorno. Atua também no Comitê Científico das Revistas Jovens Pesquisadores e Reflexão e Ação. É consultor ad hoc de vários periódicos e eventos da área de Educação. Integra o Comitê Científico da Conferência IADIS - Ibero-Americana WWW/Internet. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Chefe do Departamento de Educação-UNISC. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação - LinCE/CNPq e Coordenador do projeto de extensão Pesquisa e Educação Básica - ações de formação continuada de professores por doutorandos/as do PPGEdu. (Dados constantes do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1488669422124537


Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Departamento de Ciências da Saúde.
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou como Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Atualmente é professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC) Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani, psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade. Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias (CNPQ/Universal) e o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani na Educação Básica (FAPERGS/Gaúcho). Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS, com bolsa de Pós-doutorado CNPQ, sob orientação da professora Dra. Maria Aparecida Bergamaschi. Orcid:http://orcid.org/0000-0002-9777-0022. Analista Junguiana pelo IJRS e AJB. Facilitadora didata de Biodança - EGB. Dados constantes do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3041726727660959

Fátima Rosane Silveira Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu.

Graduação em Letras e em Direito. Especialização em Educação a Distância, Direito Constitucional e em Dinâmica de Grupos. Mestrado em Educação (2013-2014) Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutora em Educação UNISC (2016-2019). Linhas de pesquisa: Aprendizagem, tecnologias e linguagem na Educação (UNISC) e Educação ameríndia, princípio biocêntrico e movimentos sociais (UNISC). Grupos de pesquisa: Peabiru: educação ameríndia e interculturalidade (UFRGS/UNISC); Áreas de interesse: educação, interculturalidade, educação em diálogo com a Psicologia; educação a distância - produção de conteúdo e tutoria; formação de professores; Mediação e arbitragem. Servidora pública federal, analista Judiciária no TRE-RS. Dados constantes do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1398814949155979

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

GUSTSACK, Felipe; MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; SOUZA, Fátima Rosane Silveira. PENSAMENTO KUSCHIANO E APORTES INTERCULTURAIS GUARANI PARA A EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9484, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9484. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9484. Acesso em: 22 dez. 2024.