PENSAMENTO KUSCHIANO E APORTES INTERCULTURAIS GUARANI PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9484Palavras-chave:
aprendizagens, interculturalidade, geocultura, Guarani, educação básica.Resumo
Refletimos, no presente estudo, acerca do pensamento de Rodolfo Kusch e outros aportes dos conhecimentos ameríndios para pensar a educação e aprendizagens interculturais com os Guarani. O objetivo é apresentar e compreender modos de viver dos Guarani, aprofundando diálogos interculturais e experiências de linguagem e educação entre professores, estudantes não indígenas e educadores Guarani. A metodologia adotada é qualitativa e segue passos da pesquisa participante, conforme Brandão (1984; 1987). As conclusões mostram princípios de uma educação seminal operados pela espiritualidade, respeito e vivência como estratégias educativas dos Guarani. Trata-se de educação inter(geo)cultural que considera aldeias e cultura guarani como espaços de formação que ultrapassam os modos rituais da educação tradicional das escolas e universidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.