CONEXÕES DIGITAIS: AS RELAÇÕES QUE OS JOVENS ESTABELECEM COM AS TECNOLOGIAS EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITAPOÁ/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9467

Palavras-chave:

Juventude, Conexões digitais, Internet, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo relata as conexões digitais estabelecidas por jovens que frequentam a Educação Básica em três instituições públicas do município de Itapoá/SC. Nessa abordagem, o objetivo foi investigar e compreender as dimensões e relações dos jovens estudantes com as tecnologias digitais.  A pesquisa é de cunho descritivo e exploratório, envolveu sessenta e quatro estudantes de três escolas públicas do município de Itapoá/SC, em 2017. O estudo indica que boa parte da juventude atual está conectada à internet, faz uso dela em diferentes situações e a utiliza para finalidades diversas. Sinaliza também que as escolas pesquisadas, embora tenham aparato tecnológico, ainda não concretizaram o processo de inclusão, alfabetização e letramento digital, o que incide sobre a preparação, formação e as práticas pedagógicas dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Deunisio Olkoski, Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade do Litoral Paranaense- ISEPE; Pós-graduada em Administração Escolar, supervisão e orientação pela Uniasselvi. Professora da rede municipal de ensino de Itapoá, localizada em Itapoá/SC, Brasil. CEP: 89.249-000.

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em geografia-bacharelado e licenciatura pela Universidade da Região de Joinville (2013), graduação em Pedagogia pela UNINTER (2016), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Cursou o doutoramento Sanduíche na Universidade de Lisboa - Portugal (2018) no Programa de Educação. Tem experiência em tutoria á distância pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), experiência como professor orientador na especialização Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), experiência como professor da Educação Básica na rede pública. Participou como avaliador do Livro Didático (PNLD) em 2019 e 2020. Cursando especialização Inclusão e direitos da pessoa com deficiência pelo Instituto de Educação CBI of MIAMI. Foi professor autor (conteudista) da Instituição UNIASSELVI (2016-2017).

Marcia Vidal Candido Frozza, Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Graduada em Letras - Português e Literatura Brasileira (2001) e Mestre em Literatura Brasileira (2003), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursa segunda graduação em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atuou como professora de Literatura, Produção textual e Gramática. Atuou como revisora de textos no Colégio Bom Jesus Diocesano, de Lages (SC), professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual no Colégio Paradigma, de São Joaquim (SC) e na campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. Presta Consultoria para edição de livros no formato impresso e digital. É escritora, voltada para a Literatura Infantil.

Downloads

Publicado

2023-04-19