DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSIÇÃO DE UM TESTE DE NIVELAMENTO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9399

Palavras-chave:

Educação escolar inclusiva. Educação Especial. Deficiência visual. Demandas docentes.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral conhecer as principais demandas encontradas pelos professores da Educação Básica, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que efetivem a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular, bem como apresentar um roteiro para teste de nivelamento.  Apresenta caráter qualitativo, exploratório e descritivo. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo do tipo categorial. Constatou-se, que as principais demandas apontadas pelos participantes se referem a formação, a organização escolar/gestão, o pertencimento da Educação Especial, a inclusão escolar e a participação familiar. O roteiro de teste de nivelamento, foi elaborado a partir dos dados coletados e da análise de material bibliográfico na área da deficiência visual e possibilita conhecer as demandas dos docentes.

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Biografia do Autor

Ronise Venturini Medeiros, Prefeitura Municipal de São Sepé - RS.

Educadora Especial da rede municipal de ensino da cidade de São Sepé - RS. Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Franciscana - UFN. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Educadora Especial, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência em clínica psicopedagógica, na avaliação e intervenção de crianças, adolescentes e jovens adultos universitários. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB – ES). Pós-doutorado em Educação. Universidade Federal de Rio Grande do Sul. (UFRGS). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e dos Programas de Pós-Graduação e Educação-PPGE e de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da UFSM.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

VENTURINI MEDEIROS, Ronise; DE OLIVEIRA PAVÃO, Sílvia Maria. DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSIÇÃO DE UM TESTE DE NIVELAMENTO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS DOCENTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9399, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9399. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9399. Acesso em: 25 nov. 2024.