DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSIÇÃO DE UM TESTE DE NIVELAMENTO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9399Palavras-chave:
Educação escolar inclusiva. Educação Especial. Deficiência visual. Demandas docentes.Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral conhecer as principais demandas encontradas pelos professores da Educação Básica, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que efetivem a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular, bem como apresentar um roteiro para teste de nivelamento. Apresenta caráter qualitativo, exploratório e descritivo. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo do tipo categorial. Constatou-se, que as principais demandas apontadas pelos participantes se referem a formação, a organização escolar/gestão, o pertencimento da Educação Especial, a inclusão escolar e a participação familiar. O roteiro de teste de nivelamento, foi elaborado a partir dos dados coletados e da análise de material bibliográfico na área da deficiência visual e possibilita conhecer as demandas dos docentes.
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