A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9391

Palavras-chave:

Diálogo. Formação de Professores(as). Princípios Freireanos.

Resumo

O texto objetiva apresentar a análise das experiências pedagógicas vivenciadas no estágio de docência, junto à disciplina “A Pedagogia de Paulo Freire”, componente curricular optativo do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. A epistemologia freireana se constitui, principalmente, através do diálogo e se efetiva em práticas educativas desenvolvidas nos espaços escolares e não escolares, perpassando a relação docente/discente, a formação continuada do(a) professor(a), a ação e reflexão docente, dentre outros. Infere-se que os princípios freireanos constituíram-se como elementos importantes na formação dos(as) futuros(as)(as) professores(as) e do estagiário de docência, delineando saberes que podem sem incorporados no repertório de conhecimentos e na prática pedagógica docente desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB); Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC-CE); Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual do Ceará - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua de professores.

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (1983). Mestre em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Tem estudos e experiências em Educação, com ênfase em didática, prática pedagógica docente-discente, coordenação pedagógica, formação de professores e Paulo Freire. Faz parte do Centro Paulo Freire - estudos e pesquisas e da Cátedra Paulo Freire, sediados na UFPE. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; LIMA, Maria Socorro Lucena; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9391, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9391. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9391. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas