FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9388

Palavras-chave:

Geografia, Formação de conceitos. Ensino. Anos Iniciais., Formação de conceitos, Ensino, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo buscou investigar as contribuições de uma sequência didática centrada em diferentes estratégias para a formação de conceitos de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa, na modalidade exploratório-explicativa, norteou a investigação. Os dados foram coletados por meio da observação participante, análise documental das produções e depoimentos espontâneos dos estudantes. Os resultados evidenciam que para o ensino contribuir efetivamente com a formação de conceitos e promover o desenvolvimento do aluno, precisa se consolidar a partir da proposição de diversas estratégias didáticas associadas ao uso de variadas formas de mediação capazes de criar motivos e interesses pelo objeto de conhecimento.

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Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente 2017. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem e Estágio em Docência, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior.Coordenadora do curso de especialização em Docência da Educação Superior. Líder do Grupo de Pesquisa DidaTic. 

Amanda Mendes Cordeiro Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui especialização em Saúde Coletiva e Saúde da Família, graduação em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (2011), graduanda em Pedagogia (atual) na Universidade Estadual de Londrina, atuando principalmente nos seguintes temas: anos iniciais, coordenação pedagógica, educação infantil, formação docente, e mediação.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; SANTOS, Amanda Mendes Cordeiro. FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9388, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9388. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9388. Acesso em: 22 dez. 2024.