FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9388Palavras-chave:
Geografia, Formação de conceitos. Ensino. Anos Iniciais., Formação de conceitos, Ensino, Anos IniciaisResumo
Este artigo buscou investigar as contribuições de uma sequência didática centrada em diferentes estratégias para a formação de conceitos de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa, na modalidade exploratório-explicativa, norteou a investigação. Os dados foram coletados por meio da observação participante, análise documental das produções e depoimentos espontâneos dos estudantes. Os resultados evidenciam que para o ensino contribuir efetivamente com a formação de conceitos e promover o desenvolvimento do aluno, precisa se consolidar a partir da proposição de diversas estratégias didáticas associadas ao uso de variadas formas de mediação capazes de criar motivos e interesses pelo objeto de conhecimento.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC; SEB, 2017.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vigotski ao ensino de geografia. Cad. CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 mar. 2020.
COLL, C.; MONEREO, C. (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DANIELS, H. Vigotski e a pesquisa. São Paulo: Loyola, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOMÔNACO, J. F. B. et. al. Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das transformações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 161-168, maio/ago. 2001.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. Tese (Livre-docência em Psicologia da Educação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2011.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013a.
MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013b.
MELLO, S. A escola de Vigotski. In: MELLO, S. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
MORAES, D. A. F. de. Os processos formativos de estudantes universitários paranaenses e suas relações com os artefatos digitais: uma proposta de mediação didática colaborativa baseada na cognição distribuída. 2017. 340 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2017.
MORAES, D. A. F. de; LIMA, C. M. de. Os artefatos digitais como ferramentas culturais mediadoras: possibilidades para novos cenários de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 78, p. 243-262, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642. Acesso em: 03 mar. 2020.
SFORNI, M. S. de F.; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006.
VIGOTSKI. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIGOTSKI. L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
WAJSKOP. G. O brincar na educação infantil. Cad. Pesq., São Paulo, n. 92, p. 62-69, fev. 1995.
WERTSCH, J. V. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WERTSCH J. V.; TULVISTE, P. L. S. Vigotski e a psicologia evolutiva contemporânea. In: DANIELS, Harry (org.). Uma introdução a Vigotski. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 61-82.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.