COMO EU VOU: LITERATURA INFANTIL EM MULTIFORMATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9384

Palavras-chave:

Livro Multiformato, Livro Multiformato. Acessibilidade. Inclusão. Literatura Infantil., Literatura Infantil, Inclusão, Acessibilidade

Resumo

O presente artigo apresenta recorte de pesquisa, conduzida pelo grupo OMITIDO, que objetivou o desenvolvimento de um livro multiformato acessível a todas as crianças. Atualmente, existe no mercado grande variedade de livros destinados ao público infantil, porém sem acessibilidade. O livro desenvolvido apresenta duas versões: uma em braille e tinta em fonte ampliada e outra em Comunicação Alternativa. Ambas contam com imagens ilustradas táteis, audiodescrição e contação da história em língua de sinais. Tem-se como base teórica a perspectiva do pensamento sistêmico com Bateson e Maturana. Como referenciais estão presentes Polato, Claudet e Caldin. A metodologia utilizada foi de Pesquisa-Intervenção. O estudo possibilitou o teste e a produção total de 200 livros, os quais foram doados a bibliotecas e escolas públicas.

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Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS.  Tem pós doutoramento na Università Studi Cagliari - Università degli Studi - Unica - unica.it. (2019)

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS)

Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor de Design - UFRGS.Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG/FA/UFRGS) e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN/UFRGS), coordenador do Grupo COM Acesso - Comunicação Acessível.

Mauren Tezzari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos, na Universidade Federal do Rio Grandedo Sul (UFRGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de educação especial na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, em Sala de Recursos (SIR-AEE). Integrante do NEPIE/UFRGS. Coordenadora do Centro de Documentação Tessituras Inclusivas-NEPIE/UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa MULTI-NEPIE-UFRGS.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

FREITAS, Cláudia Rodrigues de; CARDOSO, Eduardo; TEZZARI, Mauren. COMO EU VOU: LITERATURA INFANTIL EM MULTIFORMATO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9384, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9384. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9384. Acesso em: 22 dez. 2024.