O CONVERSAR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID: COMPREENSÕES CONSTRUÍDAS NA ESFERA DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9380

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Iniciação à Docência, PIBID.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade e tem como objetivo apresentar algumas implicações da interdisciplinaridade nos processos de integração, entrelaçados à prática docente na formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Por meio das análises compreendemos que a interdisciplinaridade se mostrou como possibilidade formativa que permite a interação entre os sujeitos. Nessa perspectiva, entendemos que no conversar, as interações com profissionais de diferentes áreas do conhecimento poderão colaborar para uma formação interdisciplinar na convivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Universidade Federal do Rio Grande/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências; Química da vida e saúde.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Modelagem Computacional (FURG) e Licenciada em Matemática (FURG). Atualmente atua como docente na educação básica na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes. Além disso, participa dos Grupos de pesquisa:, Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE e Educação a distância e tecnologia - EaDTec, ambos vinculados à FURG. 

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no periodo de 2017 a 2020. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

PUREZA, Suvania Acosta de Oliveira; PEREIRA, Elaine Corrêa. O CONVERSAR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID: COMPREENSÕES CONSTRUÍDAS NA ESFERA DA INTERDISCIPLINARIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9380, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9380. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9380. Acesso em: 22 dez. 2024.