IDENTIDADES DOCENTES MÚLTIPLAS: TRANSFORMAÇÕES MATERIALIZADAS EM UMA DOCÊNCIA EM MOVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9379

Palavras-chave:

Identidade docente, Docência em movimento, Múltiplas identidades

Resumo

Este artigo objetiva discutir aspectos referentes à identidade docente, vinculada a perspectiva de docência em movimento. O estudo é baseado nos resultados de uma pesquisa que buscou entrecruzar os percursos de vida com os percursos docentes, de dez professoras do ensino fundamental. Os mapas Emic-rítmicos compuseram o instrumento de construção dos dados, seguido de perguntas abertas evocadoras de narrativas de vida e de docência. Como ecos das narrativas produzidas, emerge a categoria analítica “docência em movimento” como um indicativo de que as professoras vivem conflitos identitários na constituição de sua identidade docente, uma vez que precisam conciliar seus múltiplos “eus” profissionais e pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Pedagogia (UCS).

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Docente no PPGEDU/UCS. Estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Química (UCS). Mestre em Educação (UCS). Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Pós-doutorado em Educação (UCS).

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

ALVES RONCARELLI, Isadora; STECANELA, Nilda; PAULETTI, Fabiana. IDENTIDADES DOCENTES MÚLTIPLAS: TRANSFORMAÇÕES MATERIALIZADAS EM UMA DOCÊNCIA EM MOVIMENTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9379, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9379. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9379. Acesso em: 22 nov. 2024.