A RELAÇÃO DO TRABALHO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS COM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9349

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Educação Inclusiva. Trabalho colaborativo.

Resumo

Os processos educativos relacionados à inclusão de pessoas surdas na educação básica muitas vezes estão limitados à presença do intérprete de Libras na sala de aula. A pesquisa objetiva analisar a relação do trabalho dos intérpretes de Libras com os professores de Ciências em uma escola pública do interior da Bahia. O estudo tem abordagem qualitativa e o delineamento utilizado foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras de Ciências e cinco intérpretes. Os resultados apontam que os intérpretes apresentam muitas dificuldades na tradução dos conteúdos relacionados à disciplina de Ciências, especialmente com os conteúdos de Citologia. Ficou evidenciado também que a não relação de trabalho entre esses profissionais compromete o processo de aprendizagem do aluno surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisnaide dos Santos Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada pela Universidade Estudual de Santa Cruz (UESC).

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB);Professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM); Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade - UNEB e do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC/UESC.

Rafaela Rocha de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC/UNEB). Docente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus VII).

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

SOUZA, Francisnaide dos Santos; DIAS, Viviane Borges; OLIVEIRA, Rafaela Rocha de. A RELAÇÃO DO TRABALHO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS COM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9349, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9349. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9349. Acesso em: 22 dez. 2024.